O maior tenista da história da Ásia, Kei Nishikori, renovou com a marca esportiva Uniqlo em um contrato de US$ 50 milhões pelos próximos quatro anos, apurou a reportagem da revista norte-americana Sports Pro Media. Contrato é maior que de Djokovic.
Os números oficiais do contrato não foram divulgados pelas partes, mas de acordo com o que apurou a Sports Pro Media, US$ 50 milhões é o valor total e coloca o contrato entre Nishikori e a marca de material esportivo japonesa superior ao do número um do mundo, Novak Djokovic, que tem acordo com a mesma Uniqlo.
Ainda de acordo com a Sports Pro Media, o novo contrato de Nishikori está entre os mais valiosos do tênis como os de Roger Federer, Maria Sharapova e Rafael Nadal, todos garotos propaganda da marca norte-americana de material esportivo Nike.
Pelo acordo, Nishikori utilizará as roupas Uniqlo dentro e fora das quadras até 2020, ano dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão.
Exatamente graças às próximas Olimpíadas, Nishikori é apontado por especialistas da agência de marketing esportivo que cuida de sua carreira, IMG, e outros especialistas do setor como "o rosto dos Jogos de Tóquio".
O japonês, que atualmente ocupa o posto de oitavo do ranking da ATP, faturaria anualmente US$ 15 milhões em patrocínio, de acordo com a revista norte-americana Forbes.
Em virtude do novo contrato com a Uniqlo, o faturamento do jovem de 26 anos deve subir para US$ 20 milhões anuais.
Nishiori conta atualmente com 15 importantes contratos publicitários, quatro deles com marcas patrocinadoras do dos Jogos Olímpicos.
O japonês foi eleito em pesquisa organizada pela própria Sports Pro Media como um dos 50 atletas do mundo com maior potencial de marketing. Nishikori é o oitavo da lista, que apresenta ainda os seguintes atletas do tênis: Eugenie Bouchard, 1ª colocada; Grigor Dimitrov,13ª colocação; Djokovic, 14ª, Carolina Wozniacki, 30ª e Borna Coric, 43ª.
A lista tem ainda dois atletas brasileiros, Neymar, como segundo colocado, e o surfista brasileiro Gabriel Medina como 29º.
Nishikori é o único tenista a dar nome a uma linha de produtos, no seu caso são alimentícios da marca Nissin, tudo comercializado na Ásia.
Além da Uniqlo e da Nissin, o japonês tem contrato com as seguintes marcas: Wilson, Adidas, Lixil, Weider, Tag Heuer, Jaccs, Jaguar, Airweave, Asahi, Hisamitsu, P&G, Japan Airlines e Wowow.