A batalha vencida pelo italiano Fabio Fognini contra o espanhol Rafael Nadal pela terceira rodada do US Open foi eleita pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) a melhor partida de Grand Slam da temporada 2015, desbancando a grande final em Wimbledon.
Relembre:
Fognini tem reação incrível, vira jogo épico e elimina Nadal do US Open
Em seu tradicional top 5 das melhores partidas do ano em torneios do Grand Slam e Copa Davis, a ATP apontou a belíssima disputa entre o francês Richard Gasquet e o suíço Stan Wawrinka pelas quartas de final em Wimbledon como o quinto melhor jogo que fechou em 6/4 4/6 3/6 6/4 11/9 para o francês.
Na sequência de escolhas da ATP está a batalha 'campal' entre o brasileiro João Olavo Souza, o Feijão, e o argentin Leonardo Mayer pela primeira rodada da Copa Davis. Mayer venceu 7/6(4) 7/6(5) 5/7 5/7 15/13 no jogo-drama mais longo da história da competição com 6h43 de duração. A batalha foi tão sofrida e desgastante que a Federação Internacional de Tênis (ITF) decidiu que a partir de 2016 os quintos sets de disputa da Davis terão tiebreak para definição.
A terceira melhor partida do ano em Slams/Davis para a ATP foi a semifinal em Wimbledon entre Roger Federer e Andy Murray, que terminou em três sets, mas foi um espetáculo de técnica e alternância de jogos. Federer venceu 7/5 7/5 6/4.
A escolha da ATP para segunda melhor partida foi a final em Roland Garros, que manteve o líder do ranking Novak Djokovic longe da cobiçada 'Taça dos Príncipes' e sagrou Wawrinka campeão do Slam francês com o placar de 4-6, 6/4 6/3 6/4.
Por fim, a ATP apontou a virada épica de Fognini, que varou a madrugada (horário de Brasília) para virar o placar em 3/6 4/6 6/4 6/3 6/4 contra Nadal, ampliando assim a rivalidade entre os dois tenistas que se enfrentaram cinco vezes nesta temporada e Fognini levou a melhor em três delas, sendo uma no Rio Open e a segunda no ATP 500 de Barcelona.