Após 24 anos, o diretor executivo da ITF, Dave Miley, que cuidava do desenvolvimento do tênis, decidiu sair da instituição, alegando motivos pessoais, neste final de 2015. Miley, que em sua trajetória já havia passsado por 140 países, sendo peça chave para o desenvolvimento do esporte mundialmente.
O ex-diretor, também deu início a muitos projetos de sucesso, incluindo o “Tennis10s”projeto de iniciação para crianças de até 10 anos de idade no tênis, usando métodos alternativos, divertidos, com bolas mais lentas e diferentes.
Com toda a inovação e criatividade de Miley, trabalhou para expandir o aprendizado de técnicos ao redor do planeta, principalmente com o lançamento do iCoach, plataforma oficial online da ITF. O então diretor, foi muito presente na Conferência Mundiais de Treinadores, que teve duração de 5 dias e ocorreu semana passada, na Turquia.
Em 1993, Miley estabeleceu o Programa Educacional de Treinadores da ITF, do programa “Junior Touring Team”, que teve muito sucesso ao revelar muitos jogadores bem ranqueados hoje, incluindo Victoria Azarenka, que já venceu dois Australian Open e foi número 1 do mundo.
O presidente da ITF, David Haggerty falou sobre a saída do diretor: “O trabalho maravilhoso do departamento de desenvolvimento da ITF e as contribuições de David Miley são reconhecidas pelo mundo todo. Dave sairá deixando um grande legado e desejamos a ele tudo de melhor no futuro”, afirmou.
O antigo presidente da instituição, Francesco Ricci Bitti, também complementou: “Eu trabalhei com Dave Miley por 16 anos quando fui presidente e antes quando era um dos membros da comissão de diretores da ITF, ele tem uma excelente reputação no mundo do tênis e no cenário mais amplo do esporte, por seus projetos inovadores e abordagem enérgica para o desenvolvimento”.