X

Melo vence em Viena e faz história ao chegar ao topo do ranking

Sexta, 23 de outubro 2015 às 20:07:46 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O mineiro Marcelo Melo e seu parceiro o polonês Lukasz Kubot, venceram a dupla campeã de Wimbledon, formada pelo romeno Horia Tecau e o holandês Jean-Julien Rojer, e Melo fez história ao se tornar o primeiro brasileiro líder do ranking de duplas.



Melo/Kubot sofreu por 1h26 para fechar o placar em 7/6 (4) 6/4, tendo disparado seis aces contra sete de Tecau/Rojer, que venceu 78% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 79% de aproveitamento da parceria do mineiro.

O jogo começou difícil para a parceria do brasileiro, que com o mineiro no saque foi quebrada no game inaugural e viu os adversários abrir 2/0 no placar e administrar a vantagem em todo o set pressionando na devolução e sacando muito firme. Com 5/4 no placar e servindo para fechar o set, Tecau perdeu os primeiro pontos em seu primeiro serviço e cedeu a quebra em dupla-falta. Com tudo igual no placar, a parceria de Melo pressionou, chegou a ter dois setpoints no décimo segundo game, mas viu os rivais levarem o set ao tiebreak.

Ali, firmes na devolução, Melo e Kubot conquistaram a mini-quebra já no segundo ponto disputado, abriram 2/0 no placar e administraram ao conquistar nova mini-quebra para fechar a parcial.

No segundo set a partida ficou ainda mais disputada. O jogo foi com as duas duplas confirmando seus games de saque, até que no sétimo game, Melo e Kubot pressionaram o serviço de Tecau, conquistaram a quebra de saque e administraram a vantagem. Sacando para a vitória e o número um, Melo chegou a cometer dupla-falta, mas manteve-se no 15/15 e forçou serviço para garantir-se na semifinal da competição austríaca.

A vitória levou o brasileiro a garantir matematicamente o posto de número um do mundo nas duplas, onde figurará na segunda-feira, dia 2 de novembro, tendo desbancado os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan, líderes do ranking há dois anos e meio ininterruptos. Os Bryan são considerados a melhor dupla de tênis da história.

A vitória colocou o brasileiro para disputar sua terceira semifinal consecutiva. Nos dois torneios anteriores, jogando ao lado do sul-africano Raven Klaasen, o brasileiro chegou à semi e levou os títulos do ATP 500 de Tóquio, no Japão e no Masters de Xangai, na China.

Há 14 anos, desde Guga Kuerten  em simples, o Brasil não tem um tenista no topo do tênis mundial.

Esta será também a segunda semifinal consecutiva de Kubot, que disputou Xangai ao lado do indiano Rohan Bopanna, e perderam na semi de Melo/Klaasen.

Juntos, Melo e Kubot encaram a parceria do espanhol David Marrero e do italiano Andrea Seppi, buscando a grande final no torneio austríaco.

teninews.com.br
br.jooble.org