X

Três brasileiros e um argentino na semifinal do masculino do Bahia Juniors Cup

Quinta, 22 de outubro 2015 às 23:53:55 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Gabriel Decamps, Lucas Koelle e Guilherme Scarpelli fizeram o show brasileiro nesta quinta-feira e colocaram três do país na semifinal da 31ª edição do Bahia Juniors Cup, torneio mundial juvenil que comemora 30 anos retornando à casa onde nasceu, o Clube Bahiano de Tênis.



Decamps, número 191 do ranking e sexto melhor do Brasil, emplacou mais uma convincente vitória marcando 6/3 6/2 no argentino Tomas Santantonio: "Mais uma boa atuação, venho jogando muito bem aqui, do jeito que eu gosto", afirmou o paulista que vem curtindo jogar na rodada noturna do Clube Bahiano de Tênis para bom público: "Eu adoro, dá mais motivação, são poucos os torneios onde podemos jogar pra um grande público, não encaro como pressão e sim pelo lado positivo. Adoro".

Decamps, tenista que liderou o Brasil na Copa Davis juvenil em Madri, na Espanha, e que disputou Roland Garros após vencer um pré-qualificatório em frente à Torre Eiffel, em Paris, vai enfrentar o também paulista e seu amigo Lucas Koelle, 170º, que derrotou o chileno Matías Soto por 1/6 6/4 6/3: "Comecei o jogo sendo socado, literalmente, mas sabia que uma hora ele ia espanar um pouco, começar a errar e poderia entrar mais na partida, foi o que aconteceu e consegui me manter firme nos dois sets seguintes pra sair com essa dura vitória", disse o aliviado brasileiro que comentou sobre o duelo contra o amigo Decamps: "Conheço muito ele, jogamos juntos desde os oito anos de idade, um ganhou do outro várias vezes, salvando match point daqui e dali. Com certeza será um jogo muito duro".

Gabriel comentou sobre o confronto: "Somos muito amigos, nos conhecemos muito bem e amanhã não espero outra coisa a não ser uma dura batalha. Será uma grande semifinal".

A outra semifinal do masculino será entre o campineiro Guilherme Scarpelli contra o argentino Juan Jalif. Scarpelli virou contra o quarto favorito, Valentino Caratino, por 2/6 6/4 6/4 enquanto que Jalif bateu o compatriota Sebastian Baez por 6/3 7/6 (7/3).

"Foi na raça e no mental. Não comecei bem, ele dominando, depois na virada do set fui ao banheiro, esfriei minha cabeça e voltei melhor, mais calmo conseguindo fazer meu jogo. Joguei bem no 4/4, quebrei e saquei bem. No terceiro set foi parecido, quebrei, tive dois match-points, um ele salvou com winner incrível de slice, tive break-point contra, mas mantive a calma pra fechar", afirmou o brasileiro que quer reverter o histórico negativo de duas derrotas contra Jalif: "Perdi as duas no terceiro set. Dessa vez vou ganhar, vou pra cima, quero usar meu backhand paralelo que está funcionando bem nessa quadra. Ele é um cara sólido, será um jogo duro, mas vamos pra vitória".

As semifinais do 31º Bahia Juniors Cup no masculino e feminino começam a partir das 15h na categoria principal e a partir das 13h nas demais.

Final de duplas terá baiano e Meligeni - Foi decidida a final de duplas com a presença baiana de Lucas Cruz junto com Felipe Alves Meligeni. Os dois marcaram Gabriel Bugiga e Guilherme Coco por 4/6 6/2 12/10 e enfrentam os vencedores de Gabriel Decamps/Lucas Koelle e Leonardo Menezes/João Lucas Reis.

A final dos 16 anos no masculino também está definida. O brasileiro Matheus Queiroz virou sobre o paraguaio e principal favorito, Lucas Ribas, por 3/6 6/3 6/0 e vai enfrentar o brasileiro Pedro Cordeiro, segundo cabeça de chave, que eliminou Rodrigo De Santis com 3/6 6/2 6/4.

A 31ª edição do Bahia Juniors Cup conta com 209 atletas de 12 países e este ano se tornou uma das três maiores do país junto com Londrina (PR) com pontuação Grau 3 para o ranking mundial da ITF só perdendo para o mais tradicional que é o Banana Bowl e o Campeonato Internacional Juvenil, a Copa Gerdau. O evento, que conta pontos pro ranking Sul-Americano do Cosat nos 14 e 16 anos, e da Confederação Brasileira de Tênis, nos 12 anos, é o maior da história do Nordeste no tênis juvenil.

O tradicional torneio era chamado de Copa Econômico na década de 80 e 90 e seleiro de grandes craques. Gustavo Kuerten foi campeão dos 16 anos derrotando o baiano Duda Catharino Gordilho na final. Passaram pelo evento Teliana Pereira, Andreia Vieira, Fernando Meligeni, Marcelo Saliola, entre outros fortes nomes do tênis nacional.

A competição abriga atletas do Brasil, Rússia, Estados Unidos, Bolívia, Suíça, Grã-Bretanha, Egito, Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.

 

Resultados desta Quinta-Feira (22/10):

Torneio ITF - 18 anos

Masculino

(2) Lucas Koelle (BRA) 2x1 (7) Matías Soto (CHI) 1/6 6/4 6/3

(3) Gabriel Decamps (BRA) 2x0 Tomas Santantonio (ARG) 6/3 6/2

(6) Guilherme Scarpelli (BRA) 2x1 Valentino Caratino (ARG) 2/6 6/4 6/4

Juan Jalif (ARG) 2x0 Sebastian Baez (ARG) 6/3 7/6 (7/3)

Feminino

(1) Thaísa Pedretti (BRA) 2x0 Florencia Rossi (URU) 6/3 6/0

Maria Silva (BRA) 2x1 (3) Eugenia Ganga (ARG) 4/6 6/4 6/3

(2) Yuliana Monroy (COL) 2x0 Camila Recalde (PAR) 6/4 6/4

(5) Nermeen Shawky (EGY) 2x1 Katie Lafrance (EUA) 6/3 4/6 6/2

 

Torneio - Cosat (Sul-Americano)

16 Masculino - Semi Final

Matheus Queiroz (BRA) 2x1 Lucas Ribas (PAR) 3/6 6/3 6/0

Pedro Cordeiro (BRA) 2x1 Rafael De Santis (BRA) 3/6 6/2 6/4

 

14 Masculino - Semi Final

(1) Natan Rodrigues (BRA) 2x0 (3) Vitor Jordão (BRA) 6/3 6/1

(2) Lucas Araújo (BRA) 2x1 Roberto Cotrim (BRA) 6/4 4/6 6/3

 

14 anos - Feminino - Semi Final

(1) Maria Menezes (BRA) 2x0 (3) Catharina Azevedo (BRA) 6/2 6/2

Camila Bossi (BRA) 2x0 Thaissa Bolzan (BRA) 6/4 6/1

 

Programação desta Sexta-Feira (23/10):

Quadra 1

15h - Maria Silva (BRA) x (2) Yuliana Monroy (COL)

A Seguir - (3) Gabriel Decamps (BRA) x (2) Lucas Koelle (BRA)

Não antes das 19h - Gabriel Decamps/Lucas Koelle (BRA) ou Leonardo Menezes/João Reis (BRA) x Lucas Cruz/Felipe Meligeni (BRA)

 

Quadra 2

15h - (6) Gulherme Scarpelli (BRA) x Juan Jalif (ARG)

A Seguir - (1) Thaísa Pedretti (BRA) x (5) Nermeen Shawky (EGY)

Não antes das 19h - Thaísa Pedretti/Maria Silva (BRA) ou Azul Pedemonti/Luciana Rabines (ARG/EUA) x Marcelle Cirino/Vitoria Okuyama (BRA) ou Camila Recalde/Giovanna Caputo (PAR/BRA)

 

Programação 12, 14 e 16 anos - Quadras Cobertas

13h - Final 12 anos Masculino

Final 14 anos Feminino - Maria Menezes (BRA) x Emilia Bossi (BRA)

Final 16 anos Masculino - Matheus Queiroz (BRA) x Pedro Cordeiro (BRA)

14h - Final 14 anos Masculino - Natan Rodrigues (BRA) x Lucas Batista (BRA)

Final de Duplas 14 anos Feminino

Final Duplas 16 anos Masculino

15h - 12 anos Feminino

Final duplas 12 anos Masculino

Final duplas 14 anos Masculino

16h - 12 anos Feminino

 

Mais informações como chaves e programações das demais categorias podem ser obtidas no site do evento - http://www.bahiajuniorscup. com.br ou pelo facebook do evento https://www.facebook.com/ bahiacup

 

Programação do Evento na Semana*:

Sexta (23/10) - Semifinais (Categoria 18 anos a partir das 15h. Categorias 16, 14 e 12 anos a partir das 13h)

Finais (24/10) - (Categoria 18 anos a definir. Categorias 16, 14 e 12 anos a definir)

 

Serviço:

Clube Bahiano de Tênis

Endereço: Rua Oito de Dezembro, 525, Salvador (BA)

Entrada Gratuita ao público (pegar pulseira na secretaria do clube)

Estacionamento Gratuito ao público

 

O Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb, da Construtora Moura Dubeux, dos Correios eda Federação Bahiana de Tênis. O evento tem o apoio da Gatorade, AMBEV e Faculdade IBES/FACSAL e é realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, ITF e Cosat.

* sujeito a alterações

teninews.com.br
br.jooble.org