Thaísa Pedretti, campeã de 2013, e Maria Silva, atual campeã, se classificaram, nesta quinta-feira, para a semifinal e vão buscar realizar uma final brasileira na 31ª edição do Bahia Juniors Cup, torneio mundial juvenil que comemora 30 anos retornando à casa onde nasceu.
Pedretti, principal favorita e número 83 do mundo e segunda melhor do Brasil superou a uruguaia sétima pré-classificada, Florencia Rossi, por 2 sets a 0 com parciais de 6/3 6/0: "Comecei pouco intensa, mas fui evoluindo e entrando aos poucos no jogo e deslanchei no segundo set, terminei muito bem", pontuou a tenista que vem embalada pelo título em Florianópolis (SC) na última semana. A brasileira de apenas 16 anos, que venceu a competição com apenas 14 pela primeira vez, encara a egípcia Nermeen Shawky, quinta pré-classificada, que superou jogo disputado diante da americana Katie Lafrance por 6/3 4/6 6/2: "Foi um jogo duro, quartas de final, minhas primeiras haviam sido em dois sets e agora foi no terceiro, bem difícil, mas avancei", apontou a tenista natural de Cairo que está pela terceira vez no Brasil, a primeira em Salvador: "Adoro o Brasil, gosto do país e aqui estão ótimas as condições de jogo, as quadras, tudo está bom aqui. Não consegui andar muito pela cidade, um pouco só, mas o que eu vi gostei muito".
A africana se espelha na australiana Samantha Stosur, campeã do US Open de 2011 e que foi top 5 do ranking mundial, e claro no suíço Roger Federer: "Gosto do jogo dela no geral, com slices, mais efeito topspin do que batida reta na bola. Claro que também gosto do Roger Federer, quem não gosta".
Sobre o duelo contra Pedretti, Shawky apontou: "Conheço ela da última vez que vim no Brasil, muito boa jogadora, será uma dura batalha".
Outra brasileira, Maria Silva, atual campeã do torneio, saiu atrás, mas uniu forças para virar diante da argentina Eugenia Ganga, terceira cabeça de chave, por 4/6 6/4 6/3: "Entrei um pouco tensa, nervosa, ela era favorita e jogava agressiva com a direita, explorando meu forehand. Tive que me acalmar no segundo set para mudar a tática, ser mais agressiva, ir pro risco, mesmo que cometesse alguns erros, caso contrário iria perder em dois sets", destacou a carioca que desafia a colombiana Yuliana Monroy, segunda pré-classificada, que marcou um duplo 6/4 na paraguaia Camila Recalde: "Não a conheço muito, mas joguei dupla contra ela e pareceu ser mais uma jogadora do piso de saibro, quando acelera ela tem mais dificuldade. Vou procurar jogar atacando pra tentar tirar proveito".
Maria destacou querer a final brasileira contra Pedretti que é sua parceira de duplas na competição: "Seria maravilhoso duas brasileiras na final, o ideal".
Maria Menezes vai à final e busca o 1º título no Bahia Juniors Cup. Natan Rodrigues tenta o bicampeonato - Os dois baianos Maria Menezes e Natan Rodrigues, principais favoritos nos 14 anos, confirmaram e se garantiram na decisão do torneio que conta pontos pro ranking Sul-Americano. Ambos estarão no Le Petit As, em Tarbes, na França, competição que é o Mundial da categoria jogado em janeiro do ano que vem, torneio vencido por feras como Rafael Nadal, Michael Chang, Martina Hingis e Kim Clijsters.
Campeã da Copa Guga Kuerten e 12ª melhor tenista da América do Sul, Maria Menezes, de apenas 12 anos, superou a prima Catharina Azevedo por um duplo 6/2: "Joguei muito bem, melhor que ontem que me sentia meia cansada mentalmente. Consegui impor meu jogo", afirmou a tenista que enfrenta a brasileira Camila Bossi em busca do troféu. Ela foi semifinalista do Bahia Juniors Cup em 2013 e não disputou a edição passada: "É muito legal estar na final aqui em casa com meus pais e família assistindo, na minha cidade. Ficaria muito feliz se saísse com o título, mas terei um jogo muito duro ela (Bossi) ganhou da Nalanda Silva que era a segunda favorita, tem 12 anos e está jogando muito bem".
Natan Rodrigues, vice da Copa Guga e segundo melhor do país, agora com 13 anos, superou Vitor Jordão por 6/3 6/1 e vai buscar o bicampeonato do evento que venceu ano passado com 12 anos: "Ele começou bem intenso, foi um primeiro set difícil, consegui a vitória e depois ele abaixou e eu elevei meu nível e confiança", destacou o baiano que enfrenta na final Roberto Cotrim ou Lucas Araújo Batista: "Ganhei mais que perdi, mas não espero um jogo fácil, vai ser difícil, é uma final e vamos em busca do título".
A 31ª edição do Bahia Juniors Cup conta com 209 atletas de 12 países e este ano se tornou uma das três maiores do país junto com Londrina (PR) com pontuação Grau 3 para o ranking mundial da ITF só perdendo para o mais tradicional que é o Banana Bowl e o Campeonato Internacional Juvenil, a Copa Gerdau. O evento, que conta pontos pro ranking Sul-Americano do Cosat nos 14 e 16 anos, e da Confederação Brasileira de Tênis, nos 12 anos, é o maior da história do Nordeste no tênis juvenil.
O tradicional torneio era chamado de Copa Econômico na década de 80 e 90 e seleiro de grandes craques. Gustavo Kuerten foi campeão dos 16 anos derrotando o baiano Duda Catharino Gordilho na final. Passaram pelo evento Teliana Pereira, Andreia Vieira, Fernando Meligeni, Marcelo Saliola, entre outros fortes nomes do tênis nacional.
A competição abriga atletas do Brasil, Rússia, Estados Unidos, Bolívia, Suíça, Grã-Bretanha, Egito, Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.
Resultados de Momento desta Quarta-Feira (21/10):
Torneio ITF - 18 anos
Feminino
(1) Thaísa Pedretti (BRA) 2x0 Florencia Rossi (URU) 6/3 6/0
Maria Silva (BRA) 2x1 (3) Eugenia Ganga (ARG) 4/6 6/4 6/3
(2) Yuliana Monroy (COL) 2x0 Camila Recalde (PAR) 6/4 6/4
(5) Nermeen Shawky (EGY) 2x1 Katie Lafrance (EUA) 6/3 4/6 6/2
Torneio - Cosat (Sul-Americano)
14 Masculino - Semi Final
(1) Natan Rodrigues (BRA) 2x0 (3) Vitor Jordão (BRA) 6/3 6/1
14 anos - Feminino - Semi Final
(1) Maria Menezes (BRA) 2x0 (3) Catharina Azevedo (BRA) 6/2 6/2
Camila Bossi (BRA) 2x0 Thaissa Bolzan (BRA) 6/4 6/1
Mais informações como chaves e programações das demais categorias podem ser obtidas no site do evento - http://www.bahiajuniorscup. com.br ou pelo facebook do evento https://www.facebook.com/ bahiacup
Programação do Evento na Semana*:
Sexta (23/10) - Semifinais (Categoria 18 anos 16, 14 a partir das 15h. 12 anos a partir das 13h)
Finais (24/10) - (Categoria 18 anos a definir. Categorias 16, 14 e 12 anos a definir)
Serviço:
Clube Bahiano de Tênis
Endereço: Rua Oito de Dezembro, 525, Salvador (BA)
Entrada Gratuita ao público (pegar pulseira na secretaria do clube)
Estacionamento Gratuito ao público
O Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb, da Construtora Moura Dubeux, dos Correios eda Federação Bahiana de Tênis. O evento tem o apoio da Gatorade, AMBEV e Faculdade IBES/FACSAL e é realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, ITF e Cosat.
* sujeito a alterações