Campeã de 2013, Thaísa Pedretti está de volta ao Bahia Juniors Cup dois anos depois buscando mais uma conquista e estreou com boa vitória nesta terça-feira na 31ª do torneio mundial juvenil que comemora 30 anos retornando à casa onde nasceu, o Clube Bahiano de Tênis, situado no bairro da Graça, em Salvador (BA).
A paulista, número 83 do mundo e que vem de título em Florianópolis (SC), superou Giovana Caputo por 6/3 6/1 após cerca de uma hora e meia na principal quadra do clube que completa 100 anos em 2016: "Foi um bom jogo, condições bem diferentes de semana passada onde joguei no saibro e com chuva, quadra pesada. Aqui você não precisa afastar tanto da linha de base e jogar mais pra frente, demorei alguns games pra me acostumar, mas depois melhorei", descreveu a tenista que enfrenta a argentina Paula Baranano: "Ganhei dela semana passada. O placar foi fácil,mas aqui é um piso duro, condições diferentes e uma partida que pode ser totalmente diferente. Vou entrar e fazer meu jogo para sair com a vitória".
Classificados para Mundial dos 14 anos, baianos vencem na estreia - Principais favoritos na categoria 14 anos, os baianos Maria Menezes e Natan Rodrigues estrearam com vitória. Menezes, campeã da Copa Guga Kuerten na semana passada, marcou 6/0 6/1 sobre Juliana Munhoz e vai encarar nas quartas de final Giovana Jallas que bateu Juliana Contti por 6/0 6/3.
No masculino, Natan Rodrigues, vice-campeão no mesmo torneio na semana passada e atual campeão da categoria no Bahia Juniors Cup, venceu duelo baiano contra Gustavo Schwebel, de 12 anos e que treina no Clube Bahiano de Tênis com Duda Catharino, por 6/0 6/1. Ele aguarda por Lucas Brito, quinto favorito, ou Saulo Albuquerque.
Maria e Natan vão disputar, em janeiro do ano que vem, o Le Petit As, em Tarbes, na França, considerado o Mundial da categoria e que já teve como campeões Rafael Nadal, Martina Hingis Kim Clijsters e Michael Chang.
A 31ª edição do Bahia Juniors Cup conta com 209 atletas de 12 países e este ano se tornou uma das três maiores do país junto com Londrina (PR) com pontuação Grau 3 para o ranking mundial da ITF só perdendo para o mais tradicional que é o Banana Bowl e o Campeonato Internacional Juvenil, a Copa Gerdau. O evento, que conta pontos pro ranking Sul-Americano do Cosat nos 14 e 16 anos, e da Confederação Brasileira de Tênis, nos 12 anos, é o maior da história do Nordeste no tênis juvenil.
O tradicional torneio era chamado de Copa Econômico na década de 80 e 90 e seleiro de grandes craques. Gustavo Kuerten foi campeão dos 16 anos derrotando o baiano Duda Catharino Gordilho na final. Passaram pelo evento Teliana Pereira, Andreia Vieira, Fernando Meligeni, Marcelo Saliola, entre outros fortes nomes do tênis nacional.
A competição abriga atletas do Brasil, Rússia, Estados Unidos, Bolívia, Suíça, Grã-Bretanha, Egito, Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.
Resultados de momento desta Terça-Feira (20/10):
Torneio ITF - 18 anos
Feminino
(1) Thaísa Pedretti (BRA) 2x0 Giovana Caputo (BRA) 6/3 6/1
Paula Baranano (ARG) 2x0 Pamela Wu (BRA) 6/2 6/2
(5) Camila Recalde (PAR) 2x0 Camila Felizolla (BRA) 6/1 6/1
Yusra Hegy (EGY) 2x0 Gabrielle Scharle (BRA) 6/0 6/2
Torneio Cosat - 16 e 14 anos
14 Feminino
Giovanna Jallas (BRA) 2x0 Juliana Contti (BRA) 6/3 6/0
Catharina Rocha (BRA) 2x0 Ana Nadai (BRA) 6/0 6/0
Thaíssa Bolzan (BRA) 2x0 Julia Catalino (BRA) 6/2 6/2
Carolina Garcia (BRA) venceu Nasnale Nascimento (BRA) por WO
Camila Bossi (BRA) 2x0 Thainá Carvalho (BRA) 7/5 6/3
Nalanda Silva (BRA) 2x0 Camila Lago (BRA) 6/2 6/2
Gabriela Mascarenhas (BRA) 2x0 Julia Ramos 6/1 6/1
Maria Menezes (BRA) 2x0 Juliana Munhoz (BRA) 6/0 6/1
14 Masculino
Natan Rodrigues (BRA) 2x0 Gustavo Schwebel (BRA) 6/0 6/1