X

Favoritos estreiam nesta terça-feira na 31ª edição do Bahia Juniors Cup

Segunda, 19 de outubro 2015 às 19:02:34 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

A terça-feira marca o segundo dia de jogos da primeira rodada da chave principal e a estreia dos principais favoritos, a partir das 15h, da principal categoria da 31ª edição do Bahia Juniors Cup, torneio mundial juvenil que comemora 30 anos retornando à casa onde nasceu, o Clube Bahiano de Tênis, situado no bairro da Graça, em Salvador (BA).



Cabeça de chave 1, Felipe Alves Meligeni, 97º do mundo e sobrinho de Fernando Meligeni, enfrenta Gabriel Bugiga, tenista que disputou a Copa Davis juvenil em Madri, na Espanha, no começo deste mês, torneio mundial por países até 16 anos realizado na Caja Mágica, palco do Masters 1000 e WTA Premiere, dois dos maiores eventos profissionais do mundo. Felipe vem de conquista no Uruguay Bowl, em Montevidéu, sua primeira internacional, e semifinal em Itajaí (SC). A partida acontece não antes das 17h30.

No feminino, Thaísa Pedretti, campeã do Bahia Juniors Cup em 2013 com apenas 14 anos jogando a categoria principal, vem embalada pela conquista da Copa Guga Kuerten no domingo e estreia diante de Giovanna Caputo. Atual 89ª do ranking, a paulista Thaísa é a segunda melhor do Brasil e quarta da América do Sul. O jogo ocorre não antes das 15h.

"Joguei muito bem na semana passada, tenho boas lembranças daqui, foi meu primeiro título internacional, chego confiante para poder seguir bem e quem sabe poder levantar outro troféu, mas a chave tá dura, tem ótimas meninas e não será fácil", apontou a tenista que chegou na tarde desta segunda à Salvador e realizou seu primeiro treino nas quadras do evento.

Decamps enfrenta embalado argentino. Baiano Lucas Cruz também é atração - Terceiro favorito e campeão do Rendes-Vous à Roland Garros, o paulista Gabriel Decamps realizou nesta segunda-feira seu primeiro treino nas quadras do Clube Bahiano de Tênis e aprovou as condições de jogo. Seu rival será o argentino Juan Otegui, que vem de título em Florianópolis (SC): "Quadra nova, muito boa, piso duro, mas não é rápido, jogo tá lento, gosto de jogar assim. Não fui bem na semana passada e quero ir bem nesta. Tenho uma estreia difícil, mas já joguei contra ele e espero jogar meu tênis pra vencer. Na semana passada não joguei nada", afirmou o tenista que é o 193º colocado do ranking mundial e quinto melhor do país. Assim como Bugiga, Decamps disputou o Mundial de 16 anos.

Atual vice-campeão de 16 anos do Bahia Juniors, Lucas Cruz, tenista baiano que joga seus primeiros eventos na categoria principal, também fará seu primeiro jogo contra o argentino Valentino Caratini.

Estrelas baianas conhecem rivais. Maria Menezes estreia - Duas jovens estrelas baianas conheceram seus rivais na categoria 14 anos, uma delas, Maria Menezes, estreia nesta terça-feira. Maria Menezes, irmã de Leonardo Menezes, oitavo favorito na categoria principal e atual vice-campeão, conquistou no domingo a Copa Guga e ganhou o direito de disputar o Mundial da categoria realizado em Tarbes, na França, o torneio Le Petit As, vencido por nomes conhecidos do tênis mundial como Rafael Nadal, Martina Hingis, Michael Chang e Kin Clijsters. A tenista de apenas 12 anos é a 14ª melhor da América do Sul. Ela encara a brasileira Mariana Munhoz e é a principal favorita em busca do troféu em sua cidade natal.

Natan Rodrigues foi vice da Copa Guga em batalha de 2h55min e também ganhou o direito de disputar a mesma competição de Maria. Atual campeão dos 12 anos do Bahia Juniors Cup, ele vai tentar o bicampeonato na categoria acima onde é o segundo melhor do Brasil . Natan ganhou bye na primeira rodada e estreia nas oitavas contra Daniel Souza ou Gistavo Schwebel, atleta do Clube Bahiano de tênis, treinado pelo técnico local Duda Catharino, que por pouco não derrotou Gustavo Kuerten na final dos 16 anos na década de 90 quando o torneio era chamado de Copa Econômico.

Os jogos das categorias 16 e 14 anos começam a partir das 9h nesta terça.

A 31ª edição do Bahia Juniors Cup conta com 209 atletas de 12 países e este ano se tornou uma das três maiores do país junto com Londrina (PR) com pontuação Grau 3 para o ranking mundial da ITF só perdendo para o mais tradicional que é o Banana Bowl e o Campeonato Internacional Juvenil, a Copa Gerdau. O evento, que conta pontos pro ranking Sul-Americano do Cosat nos 14 e 16 anos, e da Confederação Brasileira de Tênis, nos 12 anos, é o maior da história do Nordeste no tênis juvenil.

O tradicional torneio era chamado de Copa Econômico na década de 80 e 90 e seleiro de grandes craques. Gustavo Kuerten foi campeão dos 16 anos derrotando o baiano Duda Catharino Gordilho na final. Passaram pelo evento Teliana Pereira, Andreia Vieira, Fernando Meligeni, Marcelo Saliola, entre outros fortes nomes do tênis nacional.

A competição abriga atletas do Brasil, Rússia, Estados Unidos, Bolívia, Suíça, Grã-Bretanha, Egito, Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.

 

Mais informações podem ser obtidas no site do evento - http://www.bahiajuniorscup. com.br ou pelo facebook do eventohttps://www.facebook.com/ bahiacup

Programação do Evento*:

Terça (20/10) - Término da 1ª rodada (Categoria 18 anos a partir das 15h. Categorias 16, 14 anos e 12 anos a partir das 9h)

Quarta (21/10) - Jogos das Oitavas de Final (Categoria 18 anos a partir das 15h. Categorias 16 e 14 anos a partir das 9h)

Quinta (22/10) - Jogos das quartas de final (Categoria 18 anos a partir das 15h. Categorias 16, 14 e 12 anos a definir)

Sexta (23/10) - Semifinais (Categoria 18 anos a definir. Categorias 16, 14 e 12 anos a definir)

Finais (24/10) - (Categoria 18 anos a definir. Categorias 16, 14 e 12 anos a definir)

Serviço:

Clube Bahiano de Tênis

Endereço: Rua Oito de Dezembro, 525, Salvador (BA)

Entrada Gratuita ao público (pegar pulseira na secretaria do clube)

Estacionamento Gratuito ao público

O Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb, da Construtora Moura Dubeux, dos Correios eda Federação Bahiana de Tênis. O evento tem o apoio da Gatorade, AMBEV e Faculdade IBES/FACSAL e é realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, ITF e Cosat.

teninews.com.br
br.jooble.org