Número 3 do ranking de duplas e perto de alcançar o topo da tabela, Marcelo Melo teve mais uma boa notícia nesta segunda-feira. Ao lado de seu parceiro habitual, o croata Ivan Dodig, o 'Girafa' garantiu sua vaga no ATP World Tour Finals, que será disputado na O² Arena em Londres, Inglaterra, entre os dias 15 e 22 de novembro.
Esse é o terceiro ano consecutivo em que Melo e Dodig disputarão o torneio que reúne as oito melhores duplas da temporada. Em 2013 eles chegaram à semifinal e no ano passado chegaram à final, mas perderam para os irmãos Bryan e ficaram com o vice.
Esse ano, Melo e Dodig conquistaram o título do ATP 500 Acapulco, no México, e foram campeões de Roland Garros. O mineiro de 32 anos vem de dois títulos seguidos nas duas últimas semanas jogando com o sul-africano Raven Klaasen (Dodig optou por disputar challengers na Europa para melhorar seu ranking de simples), no ATP 500 de Tóquio e Masters 1000 de Xangai. Ele está há 510 pontos dos gêmeos norte-americanos no ranking de entradas de duplas e tem boas chances de chegar a Londres como líder do ranking.
Essa semana, Melo joga com o polonês Lukasz Kubot no ATP 500 de Viena e pode cortar ainda mais a diferença para Bob e Mike. Bob não joga (acompanha o nascimento de sua terceira filha) e Mike atua com o compatriota Steve Johson essa semana - primeira vez desde 2002 que os irmãos não jogam juntos.
Além de Melo/Dodig, mais três duplas se garantiram nesta segunda-feira no Finals: Pierre-Hughes Herbert/Nicolas Mahut, dupla francesa que venceu o US Open; Simone Bolelli/Fabio Fognini, parceria italiana que venceu o Aberto da Austrália; e Jamie Murray/John Peers (o britânico e o australiano foram vices em Wimbledon e no US Open).
Além dessas quatro duplas, outras duas parcerias já estavam garantidas: os irmãos Bryan, líderes do ranking, e Horia Tecau/Jean-Julien Rojer (o romeno e o holandês venceram Wimbledon).
Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya seguem na luta por uma das duas vagas ainda restantes. Eles seguem em 10º com 2740 pontos, 715 abaixo da dupla oitava colocada formada pelo indiano Rohan Bopanna e o romeno Florin Mergea. No ranking de entradas de duplas, Bruno desceu duas posições e é o 23º.