As quadras de tênis do Jurerê Sports Center reviveram, neste domingo (18), a rivalidade entre Brasil e Argentina, que é muito forte no futebol. Na final da Copa Guga Kuerten Infanto-juvenil, categoria 18 anos, no feminino, a brasileira Thaísa Grana Pedretti (foto), cabeça de chave n úmero 1 e 84º no ranking, atropelou a argentina Eugenia Ganga, cabeça de chave número 2 e 184º no ranking, e venceu o jogo por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 6/3, sem dar chances para uma reação da adversária, com o tempo de 1h29min.
“O Guga é meu ídolo e é uma emoção muito grande ganhar a Copa Guga Kuerten. Esse título representa uma recompensa pelo meu esforço, pela minha dedicação ao tênis”, afirmou enquanto aguardava, nervosa, a hora de receber o troféu das mãos de Guga Kuerten, tricampeão de Roland Garros, e que, neste ano, comemora os 15 anos da chegada ao topo do ranking mundial, quando se tornou o número 1 do ranking ATP.
Este foi o segundo confronto entre elas, e a história teve um final diferente. No primeiro jogo entre as duas, Thaísa Pedretti enfrentou Ganga no Equador, e perdeu por 2 x 0, parciais de 7/6 6/3. Neste ano, foi a quarta participação de Thaísa Pedretti, de São Bernardo do Campo (SP), na Copa Guga Kuerten. Em 2012, na categoria 14 anos, caiu na segunda rodada; em 2013, na mesma categoria, foi campeã; e em 2014, foi até as quartas de final.
Para conquistar seu segundo título na Copa Guga Kuerten Infanto-juvenil, Thaísa Pedretti estreou com vitória sobre a portuguesa Rebeca Silva, por 2 x 0, com um duplo 6/0; depois ganhou da argentina Agustina Pedemonti, por 2 x 1, parciais de 6/0, 7/6 (5) e 6-1; nas quartas eliminou a norte-americana Luciana Rabines, por 2 x 0, com parciais de 6/0 e 6/2; e na semifinal passou pela argentina Paula Baranano, cabeça de chave número 9 e 756º no ranking, por 2 x 0, com parciais de 6/0 6/1, antes de ganhar a decisão neste domingo. A Copa Guga Kuerten, na categoria 18 anos, soma pontos para o circuito Júnior ITF.