Por Fabrizio Gallas - A conquista deste domingo do Masters 1000 de Xangai, na China, ao lado do sul-africano Raven Klaasen, deixou o brasileiro Marcelo Melo muito próximo de assumir a liderança do ranking, feito que pode ocorrer no dia 2 de novembro.
Leia Mais:
Melo brilha e é bicampeão em Xangai
Brasileiro se surpreende: 'Nunca esperei ganhar dois torneios desse nível'
A conquista deste domingo do Masters 1000 de Xangai, na China, ao lado do sul-africano Raven Klaasen, deixou o brasileiro Marcelo Melo muito próximo de assumir a liderança do ranking, feito que pode ocorrer no dia 2 de novembro.
O mineiro somará 1000 pontos no ranking e terá um descarte de 90 do 18º resultado na tabela desta segunda-feira indo aos 7980 enquanto que os irmãos Bob e Mike Bryan, atuais líderes, perdem 50 do 18º melhor resultado, a Copa Davis, e não somam nada pela queda na estreia no Masters chinês ficando com 8490.
Na próxima lista, dia 26 de outubro, Melo terá um descarte de 180 da semifinal da Basileia, na Suíça, e descerá para 7800, mas pode garantir o topo com o título no torneio de Viena, um ATP 500, que jogará ao lado do polonês Lukasz Kubot.
Os irmãos Bryan não jogam juntos na próxima semana por conta do nascimento do terceiro filho de Bob, Mike apenas estará em ação com o compatriota Steve Johnson e caso conquiste o troféu, irá a 8900 (500 - 90 do 18º melhor resultado) e poderia ainda, se jogar na Basileia, somar mais pontos para minimizar o descarte de 1 mil de Paris que cairá exatamente no primeiro ranking do próximo mês enquanto que o mineiro não perderá nada.
Se Melo levantar a taça também na capital austríaca, ficaria no dia 2 com 8300 e Mike com 8200 caso seja vice em Viena e levante o caneco na Basileia. Enquanto isso, Bob ficaria abaixo com 7490 e 7990 (caso jogue Basileia com Mike).
Melo e Kubot estreiam contra os colombianos Juan Cabal e Robert Farah no torneio austríaco enquanto que Mike e Johnson pegam Jamie Murray e John Peers, vice-campões de Wimbledon e do US Open.
É bom lembrar que Melo não jogará Basileia. Depois de Viena está marcado para atuar apenas em Paris e no ATP Finals com Ivan Dodig.