Christian Oliveira, campeão Brasileiro na categoria 16 anos em Uberlândia (MG) este ano e atual número dois do país, será atração na chave qualificatória na principal categoria da 31ª edição do Bahia Juniors Cup, torneio mundial juvenil e maior da história do Nordeste, evento que está comemorando 30 anos do evento que e retorna à casa onde nasceu, o Clube Bahiano de Tênis, situado no bairro da Graça, em Salvador (BA).
Christian é natural do Rio de Janeiro (RJ), nasceu e vive na comunidade carente de Gardênia Azul, às margens da Avenida Ayrton Senna, na região de Jacarepaguá e vem disputando, nas últimas semana,s seus primeiros torneios na categoria até 18 anos com pontuação pro ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.
Ele treina no Recreio dos Bandeirantes, na academia Tennis Route, comandada por João Zwetsch, capitão do Brasil da Copa Davis, e de Eduardo "Duda" Matos.
Christian começou jogando tênis pelo apoio do pai, Glaucier Oliveira, o Pará, natural do interior do Ceará e que se mudou pra capital carioca onde começou como boleiro, virou professor, depois técnico de Bruno Soares, duas vezes campeão do US Open nas duplas mistas, e Fabiano de Paula, um dos melhores do país, e atualmente coordena a Escola de Tênis Fabiano de Paula, na comunidade da Rocinha, em quadra inaugurada por Novak Djokovic em 2012.
"A influência veio do meu pai e do meu irmão (Patrick) que também joga. Tive essa facilidade no esporte por eles e agradeço ao apoio que a minha academia do Rio de Janeiro dá, caso contrário não seria possível jogar tênis que é uma batalha nos treinos e de viagens o ano todo", diz Christian que fez quartas de final em Villa Maria, na Argentina, e oitavas na Copa Guga Kuerten esta semana: "Esses primeiros torneios têm sido bons, joguei alguns na América do Sul, fiz alguns bons resultados e joguei bem na Copa Guga. O nível é mais alto e aos poucos estou evoluindo para chegar onde eu quero que é ser um bom profissional".
Baiano Lucas Cruz recebe convite para a chave principal - Atual vice-campeão de simples e campeão de duplas na categoria 16 anos do Bahia Juniors Cup, Lucas Cruz recebeu convite para a chave principal do torneio de 18 anos. Lucas vem disputando suas primeiras competições na principal categoria do tênis juvenil e furou os qualificatórios tanto em Itajaí (SC) onde fez oitavas de final quanto em Londrina (PR).
Gabriel Bugiga, que disputou a Copa Davis juvenil em Madri junto com Gabriel Decamps, é outro convidado para a chave principal da competição.
A chave qualificatória começa neste sábado às 9h e termina no domingo. A chave principal dá a largada na segunda-feira e teremos ao todo 209 atletas de 12 países distribuídos nas chaves do masculino e feminino no torneio mundial para até 18 anos chancelado pela Federação Internacional de Tênis, além de tenistas para os torneios do circuito Cosat (Confederação Sul-Americana) nas categorias 16 a 14 anos além da categoria 12 anos chancelada pela Confederação Brasileira de Tênis.
O torneio abrigará atletas do Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Bolívia, Suíça, Egito, Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Equador e Chile.
Confira a programação deste Sábado (17/10) com os primeiros jogos do qualifying masculino. O quali feminino será jogado neste domingo:
Quadra 1
10h - Isaac Liguabe (BRA) x Guilherme Telles (BRA)
16h - (1) Guilherme Coco (BRA) x Isaac Liguabe (BRA) ou Guilherme Telles (BRA)
17h - (3) Lucca Baptista (BRA) x João Pinto Alves (BRA) ou Nicolas Chan (BRA)
Quadra 2
10h - Charles Fischer (BRA) x Marcello Moreira (BRA)
16h - (5) Christian Oliveira (BRA) x Lucas Porto (BRA)
17h - Henrique Schwendler (BRA) x (6) Karl Heinrichs (BRA)
Quadra 3
10h - João Pinto Alves (BRA) x Nicolas Chan (BRA)
16h - (2) Vinicius Silva (BRA) x Charles Fischer (BRA) ou Marcello Moreira (BRA)
17h - (4) Giovani Pasini (BRA) x Gabriel Santos (BRA) ou Igor Catanhede (BRA)
Quadra 4
10h - Gabriel Santos (BRA) x Igor Catanhede (BRA)
16h - Felipe Tosello (BRA) x (8) Natan Bianco (ARG)
17h - Armando Ferreira (BRA) x Fernando Machado (BRA)
Serviço:
Clube Bahiano de Tênis
Endereço: Rua Oito de Dezembro, 525, Salvador (BA)
Entrada Gratuita ao público (pegar pulseira na secretaria do clube)
Estacionamento Gratuito ao público
O Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb e Bahiatursa, da Construtora Moura Dubeux, dos Correios eda Federação Bahiana de Tênis. O evento tem o apoio da Gatorade, AMBEV e Faculdade IBES/FACSAL e é realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, ITF e Cosat.