A parceria do brasileiro Marcelo Melo e do sul-africano Raven Klaasen segue embalada após o título do ATP 500 de Tóquio, no Japão, o primeiro disputado pela dupla, e arrasaram a dupla cabeça de chave três em Xangai, na China, e estão na semi.
Melo/Klaasen precisou de 53 minutos para vencer a parceria cabeça de chave três formada pelo sérvio Nenad Zimonjic e o polonês Marcin Matkowski pelo placar de 6/2 6/4 tendo convertido cinco aces contra um dos rivais, que venceram 70% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 96% de aproveitamento da parceria do brasileiro, que em todo o jogo perdeu apenas um ponto jogado em seu primeiro saque.
Cabeças de chave seis na competição, Melo e Klaasen aguardam pela dupla que sair vencedora no confronto da parceria do espanhol Feliciano López e o bielorrusso Max Mirnyi contra os cabeça oito o polonês Lukas Kubot e o indiano Rohan Bopanna.
A chegada à semifinal em Xangai deixou Marcelo Melo ainda mais perto do posto de número um ocupado pelos irmãos Bob e Mike Bryan há três anos ininterruptos. A diferença de pontos entre Melo e os irmãos Bryan, em caso de queda do brasileiro na semi do torneio chinês, será de 1150 pontos na próxima segunda-feira.