Começa neste sábado, às 9h, com entrada gratuita ao público, a 31ª edição do Bahia Juniors Cup, torneio mundial juvenil e maior da história do Nordeste, com o qualifying, evento que está comemorando 30 anos do evento que e retorna à casa onde nasceu, o Clube Bahiano de Tênis, situado no bairro da Graça, em Salvador (BA).
A competição começa com o qualificatório neste sábado e domingo e segue com a chave principal iniciando na segunda-feira, dia 19, até o sábado, 24, nas quadras rápidas recém-inauguradas do Clube Bahiano que foram reformadas para a disputa da competição.
Ao todo são 209 atletas de 12 países distribuídos nas chaves do masculino e feminino no torneio mundial para até 18 anos chancelado pela Federação Internacional de Tênis, além de tenistas para os torneios do circuito Cosat (Confederação Sul-Americana) nas categorias 16 a 14 anos além da categoria 12 anos chancelada pela Confederação Brasileira de Tênis.
O torneio abrigará atletas do Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Bolívia, Grã-Bretanha, Egito, Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Equador e Chile.
A competição mundial, que este ano cresceu e se tornou um evento Grau 3 em pontuação (antes era Grau 5) e se tornou uma das três maiores do país junto com Londrina (PR), terá também as presenças de destaque de Felipe Meligeni Alves, sobrinho de Fernando Meligeni, ex-top 25 do mundo e semifinalista de Roland Garros em 1999. Felipe Meligeni vem se destacando recentemente ao ter conquistado seu primeiro título no circuito mundial juvenil, em Montevidéu, no Uruguai, e ter entrado no top 100 pela primeira vez e nesta semana se tornou o terceiro melhor juvenil do país na 97ª colocação.
No feminino, a paulista Thaísa Pedretti, de 16 anos, campeã do Bahia Juniors Cup em 2013 quando ainda começava na categoria 18 anos e hoje entre as 90 melhores do mundo e número 2 do Brasil, será uma das principais favoritas e buscará o bicampeonato e mais pontos na briga para entrar direto nos Grand Slams em 2016.
"Esta edição será a maior de todas do Bahia Juniors Cup, a de melhor nível técnico. São atletas de todos os cantos do mundo, com fortes nomes, alguns deles no top 100 e brasileiros de destaque como Felipe, o sobrinho do Fernando Meligeni, a Thaísa Pedretti que já foi campeã aqui e volta entre as 70 melhores do ranking e Gabriel Decamps que é outra grande promessa e disputou Roland Garros. Será uma semana recheada de bom tênis e com vários dos grandes nomes do tênis no futuro", disse Gian Biglia, diretor do torneio que acompanha de perto o término das obras de construção das oito novas quadras que serão inauguradas com a competição. A revitalização do Clube Bahiano de Tênis é fruto de uma parceria com a construtora Moura Dubeux que constrói ao lado o residencial de luxo, o Mansão Bahiano de Tênis.
Baianos buscam canecos na competição - A 31ª edição do Bahia Juniors Cup será recheada de atletas baianos brigando pelo título em todas as categorias. Atual vice-campeão no torneio mundial, Leonardo Menezes volta para brigar pelo caneco perdido no ano passado. Na categoria 14 anos,com pontos para o ranking Sul-Americano, Nathan Rodrigues, número três do país e apenas em seu primeiro ano na categoria, foi campeão das etapas do Circuito Nacional Correios da CBT no Rio de Janeiro, vice em São Paulo e vice-campeão do Brasileirão realizado em Uberlândia. Ainda na categoria, três atletas do Clube Bahiano de Tênis vão buscar o título. Nachave masculina Gustavo Schwebel, e na feminina Maria de Menezes, terceira do país, tentará o título para a Bahia junto com Catharina Azevedo em torneio que terá a presença também a vice-líder nacional, Nalanda Silva.
O Bahia Juniors Cup é um torneio de tradição no tênis nacional e do Nordeste. Chamada de Copa Econômico anteriormente, o evento recebeu nadécada de 90 nomes como Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Marcos Daniel, Marcelo Saliola além do baiano Eduardo Catharino Gordilho, o Duda Catharino. Em 1992, Guga, tricampeão de Roland Garros em 1997, 2000 e 2001, passou pela competição e foi campeão dos 16 anos sobre o Duda Gordilho. No feminino, Andrea Vieira, última top 100 do ranking mundial até o sucesso de Teliana Pereira, que também participou da competição.
Serviço:
Clube Bahiano de Tênis
Endereço: Rua Oito de Dezembro, 525, Salvador (BA).
O Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb e Bahiatursa, da Construtora Moura Dubeux, dos Correios eda Federação Bahiana de Tênis. O evento tem o apoio da Gatorade, AMBEV e Faculdade IBES/FACSAL e é realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, ITF e Cosat.