X

Categoria Quad define finalistas na Copa Guga Kuerten

Sábado, 10 de outubro 2015 às 12:43:56 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

A categoria Quad, que integra o Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas da Semana Guga Kuerten pelo segundo ano consecutivo, definiu os finalistas neste sábado. Ymanitu Silva (13º no ranking), atleta de Biguaçu (SC), se classificou ao derrotar, sem dificuldades, o equatoriano Edison Molina (46º) por 2 x 0 na semifinal, com um duplo 6-0. Ele vai enfrentar Pablo Araya (22º), que na outra semifinal venceu o duelo de chilenos contra Carlos Munoz (41º), também por 2 x 0, com um duplo 6-0. A final deste domingo (11) repete a decisão de 2014 na categoria Quad, quando Ymanitu venceu e comemorou o título.



Depois de folgarem na primeira rodada, os finalistas entraram nas quartas de final. A vitória de Ymanitu sobre o também brasileiro Rodrigo Oliveira, foi por 2 x 0, parciais de 6-1 e 6-2; e Araya largou vencendo Marco Villarroel, por 2 x 0, no confronto entre chilenos, com parciais de 6-2 e 6-0

Essa competição conta pontos para o ranking que definirá a equipe que representará o Brasil na Paralimpíada 2016, no Rio de Janeiro. O anúncio dos classificados será no dia 22 de maio de 2016. A categoria Quad reúne atletas com comprometimento nos membros superiores, o que normalmente exige adaptação na raquete para permitir o movimento. Neste ano, participam da competição nove atletas, representando Brasil, Chile e Equador. Na primeira edição foram seis participantes.

COMEÇAM OS JOGOS DE BEACH TENNIS NA SEMANA GUGA KUERTEN

A disputa pelos títulos no masculino, no feminino e no misto da Copa de Beach Tennis na 7ª Semana Guga Kuerten começou neste sábado (10) nas quadras do Jurerê Sports Center (JUSC). Ao todo são 106 atletas inscritos, que jogam a primeira fase dentro de grupos, a maioria com três duplas cada. Por chave, nesse caso, se classificam duas duplas para a fase semifinal em cada categoria. Mas há categoria com chave única, e todos jogando contra todos para definir o campeão.

No torneio deste ano há uma atleta argentina, além de brasileiros. A modalidade de beach tennis, que a cada ano ganha mais praticantes no Brasil, foi incorporada em 2014 à Semana Guga Kuerten, e já começou com mais de 100 atletas inscritos. Essa competição termina neste domingo (12) quando serão conhecidos os campeões e entregues os troféus.

Paralelamente aos jogos está sendo ministrado um curso de capacitação aos professores de beach tennis pelo carioca Guilherme Prata, capitão e jogador da seleção brasileira da modalidade, em 2012 e 2013, e capitão e técnico da nossa seleção em 2014 e neste ano. Durante dois dias de competição na Semana guga Kuerten, 17 técnicos de beach tennis fazem um curso de 15 horas, com certificação, e recebem orientações e noções sobre técnica, posicionamento e conhecimentos básicos a respeito da modalidade, que tem cerca de 200 técnicos e 10 mil jogadores no Brasil.

“O beach tennis ainda é um esporte pouco conhecido. Estar entre as competições da Semana Guga Kuerten significa uma grande exposição, potencializa a divulgação e a prática do esporte. No Sul do Brasil, há muitas cidades que ainda não têm esse esporte e nem conhecem como é a prática”, destacou Guilherme Prata, que ministra o curso em nome da Confederação Brasileira de Tênis. Na programação da Semana Guga Kuerten deste sábado também acontecem os jogos do qualifying da Copa Guga Kuerten Infanto-Juvenil.

banner
banner