O alemão Alexander Zverev, número 2 do mundo, já está no Rio de Janeiro para a disputa do ATP 500 local. Neste domingo, em entrevista, ele opinou sobre o caso de doping de Jannik Sinner. Crédito: FotoJump
Entre em nosso canal no WhatsApp!
Perguntado sobre a polêmica envolvendo o acordo de suspensão de Sinner por 3 meses, a respeito do caso de doping do italiano, Zverev afirmou que o processo lhe causou estranheza: "É estranho pra mim, foi um longo processo onde primeiro ele tava liberado e depois WADA quis olhar pela segunda vez. Pra mim há duas opções, você não comete falta e não é suspenso, se você não comete falta, não é falta, mas se você tiver cometido a falta cometendo o erro por esteróides, três meses não é uma suspensão. Pra mim é preciso decidir. Foi culpado ou não foi culpado? Se for culpado, três meses não é suspensão, mas se ele foi culpado é...é estranho. O processo inteiro, a situação toda que aconteceu é estranha, eu diria."
Zverev também respondeu sobre a questão do ranking de Sinner, líder da classificação já que ele é o segundo colocado e pode acabar de 'beneficiando' dos pontos que o italiano deixará de somar na tabela. "É claro que ser número 1 é meu objetivo, mas ele estar suspenso ou não, não vai mudar o meu objetivo. Claro que ele não somar pontos por três meses, é matematicamente mais fácil, logicamente. Eu estou trabalhando nas coisas que eu preciso melhorar e no próximo Grand Slam ele vai estar de volta, então isso não muda muito. Eu e o Carlos (Alcaraz) estamos vendo uma oportunidade em ser número 1 de novo para ele, e eu pela primeira vez. Temos que focar nas nossas coisas e ganhar dos oponentes que estarão na nossa frente agora", completou.
O cenário atual do ranking para Sinner e Zverev está o seguinte: Sinner terá 11.330 pontos nesta segunda-feira, enquanto Zverev inicia a semana com 8.135, mas pode aumentar em até 500 pontos, dependendo de sua campanha no Rio Open. Sinner terá mais 1.600 pontos descontados: 1000 do título em Miami, 400 de Monte Carlo e 200 de Madri, e ficará com 9.730 pontos na tabela. Zverev poderá somar pontos nos próximos 3 meses, sem que Sinner possa fazer o mesmo, ou seja, o alemão terá chances reais de assumir a sonhada liderança no ranking.
Principal favorito ao título, Zverev irá estrear no Rio Open contra o chinês Yunchaokete Bu, atual número 69 do ranking mundial da ATP.