O argentino Diego Schwartzman, ex-top 8 e atual 386º da ATP, deu adeus ao tênis nesta quinta-feira, após ser superado pelo espanhol Pedro Martinez, 41º, em um duplo 6/2 em 1h19 de partida pelas oitavas de final do ATP 250 de Buenos Aires. Crédito: @argentinaopentennis / Ieb+ Argentina Open
Com uma festa linda feita pela torcida argentina, que chegou a balançar as câmeras de transmissão colocadas na arquibancada, Schwartzman chorou ao ser homenageado pelo público ainda jogando.
Em um dos momentos mais emocionantes da transmissão da partida, Diego e seu pai são registrados chorando durante os cânticos do público no match-point de Pedro Martinez.
EMOCIONANTE!
— Site Tenis News (@tenisnewsbrasil) February 13, 2025
Torcida argentina faz festa e celebra brilhante carreira de Diego Schwartzman, 'El Peque', no match-point de Pedro Martinez. A câmera oposta da quadra na arquibancada chega a balançar.pic.twitter.com/spLhQ14IMc
Aos 32 anos, o argentino natural de Buenos Aires encerra sua carreira no torneio que mais gostou de jogar, com apoio do público, do qual foi campeão em 2021 e vice em duas oportunidades: 2022 quando foi derrotado pelo norueguês Casper Ruud e em 2019 quando perdeu do surpreendente italiano Marco Cecchinatto.
Em toda a sua carreira foram quatro título em nível ATP, o maior deles conquistado em quadras brasileiras, no Rio Open de 2018 numa campanha em que venceu Ruud na primeira rodada, o compatriota Federico Delbonis nas oitavas, o francês Gael Monfils nas quartas, o chileno Nicolas Jarry na semi e o espanhol Fernando Verdasco na grande final.
Peque ainda soma título em Istambul (Turquia) em 2016 e Los Cabos (México) em 2019. Ao todo são 10 vice-campeonatos em nível ATP, a mais importante delas a final no Masters de Roma em 2020 onde foi derrotado pelo então número 1 do mundo o sévio Novak Djokovic.
Nas duplas Schwartzman disputou cinco finais em nível ATP, a primeira delas em São Paulo, no extinto Brasil Open em que ao lado do italiano Paolo Lorenzi perdeu a final em 2015 para os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah. O argentino ainda foi vice no Masters de Madri ao lado do austríaco Dominic Thiem em 2019 e em Roma 2020 ao lado do americano John Isner.
Além dos títulos ATP, Schwartzman conquistou 20 títulos, dos quais 7 foram Challengers e outros 13 em Futures.