X

João Fonseca é confirmado no top 100 após novas quedas na França

Quinta, 23 de janeiro 2025 às 12:21:12 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Depois de uma semana de espera, finalmente João Fonseca pode comemorar sua entrada inédita no top 100 mundial, que acontecerá na próxima segunda-feira, 27, no ranking da ATP, a Associação dos Tenistas Profissionais.



Leia Mais:

O feito histórico de Fonseca

Veja todos os top 100 do Brasil - Entre em nosso canal do Whatsapp!

 

A confirmação veio na tarde desta quinta-feira após a eliminação do americano Aleksandar Kovacevic, 102º colocado, nas oitavas de final do challenger 125 de Quimper, na França, diante do francês Matteo Martineau por 7/6 (7/2) 7/6 (7/3). O americano ficará com 577 pontos no ranking e passaria o brasileiro com mais duas vitórias e vaga na semifinal.

A vaga é garantida pois Fonseca só poderá ser ultrapassado por mais um tenista na semana e finalizará na pior das hipóteses com a 100ª colocação. Laslo Djere se garantiu nas quartas de final do evento nesta quinta. Estes dois só poderiam desbancar o brasileiro em caso de título na competição, o vice-campeão não o ultrapassaria. Nesta quinta outros dois pretendentes também caíram, o cazaque Mikhail Kukushkin e o americano Mackenzie McDonald. Ao longo da semana nove tenistas estavam na disputa para passar o brasileiro.

Fonseca se tornará o 28º tenista masculino de simples na história do Brasil no top 100 do ranking que foi criado em 1973 e o 36º contando com as mulheres que teve seu ranking criado em 1974. Ele também será o mais jovem brasileiro a entrar no grupo aos 18 anos, cinco meses e seis dias.

Fonseca ficará com 600 pontos após somar 80 da campanha no Australian Open onde foi o mais jovem brasileiro na Era Aberta a entrar na chave de um Grand Slam passando o quali e a ganhar de um top 10, o russo Andrey Rublev. Ele caiu para Lorenzo Sonego na segunda rodada.

 

Três top 100 após sete anos e meio ?

 

Agora fica a torcida para que Djere não conquiste o troféu e para que o Brasil possa ter três top 100 já que Thiago Monteiro está na disputa para fechar como o 100º na semana e Fonseca como o 99º. Caso isso ocorra, o Brasil voltaria a ter três top 100 pela primeira vez desde 10 de julho de 2017 quando teve Thomaz Bellucci como o 55º, Rogério Dutra Silva como o 69º e Monteiro exatamente no 100º.

teninews.com.br
br.jooble.org