O NextGen americano Learner Tien, número 121 do ranking mundial, conquistou uma fantástica vitória na madrugada de sexta-feira no Australian Open, tarde de quinta-feira no horário brasileiro. Crédito: Tennis Australia
Entre em nosso canal do Whatsapp!
O jovem de 19 anos superou o atual vice-campeão do torneio e vice em outras duas oportunidades, em 2022 e 2021, o russo Daniil Medvedev, por 3 sets a 2 com parciais de 6/3 7/6 (7/4) 6/7 (10/8) 1/6 7/6 (10/7) após 4h49min de duração em jogo que terminou perto das três da madrugada no horário de Melbourne.
Tien chegou a ter match-point no tie-break do terceiro set, viu o russo se salvar, levar o jogo para o quinto. Medvedev então sacou em 6 a 5 para o jogo, foi quebrado, ficou o tempo inteiro na frente no desempate, mas viu o jovem americano reagir no final para o grande triunfo.
A vitória é mais uma dos NextGen sobre um top 10 no Grand Slam somadas com as de João Fonseca sobre Andrey Rublev (9º) e Jakub Mensik contra Casper Ruud (6º).
Pelo triunfo, Tien passa João Fonseca no ranking indo aos 607 pontos no momento como o 97º colocado e empurra o brasileiro para o 99º lugar e Thiago Monteiro para o 100º. Como não jogará semana que vem em Quimper, na França, o carioca precisa torcer contra oito tenistas para virar entre os 100 melhores na próxima lista a ser divulgada no dia 27 de janeiro.
Tien, por sua vez, tenta vaga nas oitavas de final contra o canhoto francês Corentin Moutet, que passou pelo qualifier americano Mitchell Krueger em quatro sets.
Medvedev deixará o top 5 do ranking na próxima lista. Ele foi pai pela segunda vez recentemente e chegou em cima da hora para jogar em Melbourne.