X

Rublev é o melhor adversário que Fonseca poderia ter no Australian Open

Quinta, 09 de janeiro 2025 às 08:34:57 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Fabrizio Gallas - Por incrível que pareça o sorteio ter caído com Andrey Rublev logo na primeira rodada é a melhor hipótese para João Fonseca para o primeiro Grand Slam do brasileiro. Crédito: Tennis Australia



Entre em nosso canal do Whatsapp!

Sim, o russo é top 10 (atual 9º do mundo) e tem um baita currículo, mas vamos analisar com calma. A fase dele não é boa há muitos meses. Ele não vem encontrando seu jogo e com frequência se irrita com os erros.

Rublev não tem um saque demolidor tipo Giovanni Perricard ou Reilly Opelka que não dariam ritmo ao brasileiro. O estilo de jogo do russo eu diria que bate com o do brasileiro, um jogo franco do fundo de quadra, de pancadas. Vejo o Fonseca até com mais recursos, principalmente nas devoluções tenisticamente falando. 

Outro fator é a responsabilidade. Fonseca tem 13 vitórias seguidas, está mais do que confiante, com triunfo sobre top 20 nesse período (Arthur Fils no NextGen Finals). Vem numa sequência que poderia ser desgastante, mas não é, seus jogos têm durado pouco mais de uma hora e têm sido em dois sets. O brasileiro entra sem pressão nenhuma, bem diferente caso pegasse outro qualifier ou um jogador que poderíamos dizer "mais ganhável", assim mesmo entre aspas. 

Imagino que o brasileiro possa ficar um pouco nervoso no começo pela novidade, mas ele vem superando essas questões com rapidez e lidando bem. Na decisão do NextGen foi assim, um começo abaixo e depois o domínio, na final de Camberra algo parecido. 

Eu diria que o Rublev se deu muito mal na chave e é um jogo com potencial zebra. Seria zebra mesmo ? Analisando o momento de cada um não seria nada surpreendente uma vitória do brasileiro. Caso ela não venha, será uma baita oportunidade e experiência.

E o Thiago Monteiro veio puxado por essa onda chamada Fonseca, quebrou um carma contra Kimmer Coopejans e passou o quali. Pega Kei Nishikori em uma estreia dura e que promete ser interessante. Ele tem chances de aprontar também e fixar seu retorno ao top 100.

Falando em top 100, caso Fonseca ganhe de Rublev a vaga no grupo pode vir, ou necessitaria de mais um triunfo na segunda rodada. É questão de tempo. Pouco, eu diria.

Bia Haddad não começou bem o ano, mas pegou uma primeira rodada bem interessante contra Julia Riera e uma segunda acessível para espantar esse início desanimador de 2025.

teninews.com.br
br.jooble.org