A cazaque Elena Rybakina, sexta da WTA, comandou a virada do Cazaquistão diante da Espanha na estreia da disputa do Grupo C da United Cup na madrugada desta sexta-feira em Perth, na Austrália.
O confronto foi aberto com uma tranquila vitória do ex-top 10 e atual 196º da ATP, o espanhol Pablo Carreño Busta diante de Alexander Shevchenko, 78º, com placar de 6/2 6/1 após 1h01 de partida.
O espanhol liderou a partida do início ao fim, venceu um total de 54 pontos dos 82 disputados no jogo, somou o mesmo número de aces do rival, três, e venceu 78% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 58% de aproveitamento de Shevchenko, que cometeu as quatro duplas faltas do jogo.
“Eu não esperava esse nível”, disse Carreño em sua entrevista na quadra. “É muito importante estar focado no começo, e nele, eu estava muito nervoso, mas isso é normal. Depois disso, tentei ser sólido e tentei ser um pouco mais agressivo do que no começo”, completou
Na sequência, na partida de simples, Rybakina manteve o bom ritmo das exibições disputadas nos Emirados Árabes Unidos e precisou de 1h14 para superar Jessica Bouzas Maneiro, 54ª com placar de 6/2 6/3 tendo vencido 68 dos 108 pontos jogados na partida e aproveitado 79% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 59% da espanhola.
"Foi realmente difícil, as primeiras partidas são sempre difíceis", declarou Rybakina na entrevista em quadra. "Não é fácil se adaptar [a quadra] tão rápido, mas estou muito feliz com a forma como joguei hoje”.
Na sequência, no duelo de duplas, Rybakina e Shevchenko superaram Carreño e Yvonne Cavalle-Reimers em um jogo duro com placar de 7/6(7-4) 6/-7(2-7) 10/7.
O Cazaquistão lidera provisoriamente o Grupo C, que ainda conta com a Grécia.