Segundo dados fornecidos pela TennisTV, as quadras do Masters 1000 de Paris, França, deste ano de 2024 atingiram o mais alto nível de velocidade do circuito nos últimos dez anos, superando todos os outros torneios que fazem parte da medição. Crédito: Rolex Paris Masters
E como era de se esperar, os jogadores perceberam isso: “As quadras são muito, muito rápidas”, comentou Alcaraz após realizar seu treino nesta segunda-feira na capital francesa. Tais medições são o CPI – Court Pace Index, que é um índice que mede a velocidade das quadras, mas que não conta com as informações dos torneios de Grand Slam, por opção dos próprios eventos. Paris-Bercy, jogado em quadras duras e cobertas, atingiu a marca de 45,5 pontos, superando até mesmo as quadras de grama, sendo o único torneio da ATP a ultrapassar os 45 pontos na última década. O valor máximo é de 50 pontos. Anteriormente, o evento que mais se aproximou na última década foi o Masters de Shanghai, na China, com 44,4 em 2016.
As bolinhas podem ter influência direta no aumento da velocidade das quadras nos últimos anos, pois de acordo com os próprios tenistas, as bolas estão mais lentas a cada ano, e a velocidade das quadras se apresenta como uma forma de compensação, tornando o jogo mais fluído e beneficiando mais os sacadores em relação as quadras mais lentas.
O tradicional torneio de Paris acontece até este domingo e é de grande importância para os tenistas que estão na disputa das últimas vagas para o ATP Finals, em novemnbro.