João Fonseca, número 154 do mundo, lutou muito, salvou cinco match-points, na tarde desta sexta-feira, mas foi eliminado nas quartas de final do challenger 100 de Brest, na França, evento com premiação acima dos 120 mil euros, sobre o piso duro e coberto.
Entre em nosso canal do Whatsapp - Entre em nosso Bluesky
O carioca foi superado pelo francês Benjamin Bonzi, 122º e ex-top 50, por 2 sets a 0 com apertados 6/4 6/7 (10/8) 6/4 após 2h30min de duração na quadra central do forte evento francês. Bonzi encaixou sua 13ª vitória consecutiva. Ele vem de títulos em casa em St. Brieuc e Roanne em campanhas onde só perdeu um set.
O brasileiro foi quebrado logo de cara e ficou abaixo em 3 a 0. Devolvendo melhor, Fonseca conseguiu recuperar a desvantagem e encostou em 4/5 sacando para empatar. Mas Bonzi devolveu bem, deu sorte em outros dois pontos e fechou a parcial. No segundo set o jogo foi saque a saque com poucas chances até o tie-break onde Bonzi abriu 5 a 2 com o saque, teve 6 a 3, não aproveitou, o brasileiro salvou cinco match-points e jogando muito fechou a parcial com winner.
Só que o brasileiro começo desligado no terceiro set, levou uma quebra que acabou sendo crucial. Ele salvou break-points no 1/3 abaixo, seguiu lutando, salvou mais dois match-points no décimo game, teve sete chances de quebra, mas o rival jogou muito bem em todas e em sua oitava chance fechou o encontro após longa troca de bolas para delírio do público francês. O brasileiro saiu aplaudido de pé da quadra pelo alto nível e luta. Ao todo foram dez match-points salvos pelo brasileiro.
Fonseca disputou seu primeiro torneio após mais de um mês quando parou após a Copa Davis com dores no punho e desistiu de dois torneios em Roanne e Olbia, este na Itália.
No momento, Fonseca vai ficando como o 150º do ranking, mas ainda corre o risco de ser ultrapassado. Mesmo assim são altas as chances dele garantir o melhor desempenho da carreira.
O atleta está a duas desistências de entrar no challenger 125 da Bratislava, na Eslováquia, que terá chave sorteada neste sábado. Caso não entre ou não ganhe convite, disputará o torneio de Helsinque, na Finlândia, na semana seguinte, em novembro.