A primeira semifinal de Wimbledon em 2024 entre a italiana Jasmine Paolini, 7ª da WTA, e a croata Donna Vekic, 37ª, teve 2h51 de duração e vitória da italiana com placar e 2/6 6/4 /6 (10-8) e tornou-se a mais longa semi da história do torneio.
O recorde de tempo é considerando todas as semifinais de simples femininas já realizadas na competição e que se tem registro, portanto, a desde a década de 1970.
A partida colocou a italiana Jasmine Paolini na grande final e o resultado traz um grande feito para a carreira da italiana que tornou-se a primeira mulher desde Serena Williams em 2016 a fazer final em Roland Garros e Wimbledon.
Naquela ocasião, Serena perdeu o título de Roland Garros para a espanhola Garbiñe Muguruza e venceu Wimbledon diante da alemã Angelique Kerber.
Jasmine Paolini, por sua vez, perdeu em Paris para a tetracampeã, a polonesa Iga Swiatek e aguarda definição de rival em Wimbledon no duelo entre a cazaque Elena Rybakina e a tcheca Barbora Krejcikova.
Considerando a estatística desde 2000, chegaram à final dos dois Slams europeus no mesmo ano, a própria Serena em 2015, a belga Justine Henin em 2006 e Serena e a irmã Venus Williams em 2002.