Em entrevista ao Tennis Channel concedida nesta quarta-feira, Novak Djokovic trouxe mais detalhes sobre a cirurgia no joelho após Roland Garros e o processo de recuperação além de lamentar a desistência de Alex De Minaur das quartas de final em Wimbledon. Crédito: AELTC
Entre em nosso canal do Whatsapp!
“Esta é uma das recuperações que estaria no meu top, talvez a 2ª ou 3ª em termos de tempo que levei para voltar ao nível desejado. Foi a primeira vez que enfrentei este tipo de lesão no joelho, desde que Nunca tive uma lesão grave no joelho Infelizmente, me machuquei no meio da partida da quarta rodada em Roland Garros (contra Francisco Cerundolo), rasguei meu menisco. Tive que retirar uma parte dele, que obviamente não estava onde deveria estar. Decidi, junto com minha equipe, fazer um procedimento artroscópico literalmente um ou dois dias depois daquele jogo da quarta rodada. E a razão é que eu estava consultando todos os ortopedistas do mundo que eu conheço e que minha equipe conhece e eles. Todos disseram a mesma coisa. Uma vez que foram unânimes na opinião de que a cirurgia era necessária e que o tempo de recuperação seria muito mais rápido do que se não tivessem feito a cirurgia. E foi isso que pelo menos me explicaram, eu não sabia muito sobre o menisco antes que isso tivesse acontecido", disse o sérvio que comentou sobre suas quatro partidas até aqui no All England Club.
"Acho que as duas últimas partidas que joguei foram ótimas. Comecei em Wimbledon com uma vitória bastante convincente. Na segunda partida foi um pouco difícil para mim encontrar o nível certo ou o movimento que precisava. Mas então, eu acho que, no final da terceira rodada, foi muito disputado de novo. E toda a partida da quarta rodada que joguei contra o Rune, acho que foi fantástica, a maneira como me senti na quadra e a maneira como estava batendo na bola. Por isso estou entusiasmado por continuar a jogar e por continuar a jogar numa nova semifinal”.
Sobre a desistência de De Minaur, ele pontuou: "Obviamente não é tão bom para o torneio e nunca é bom seguir em frente devido à desistência de um jogador. Desejo ao Alex tudo de melhor em sua recuperação, espero que ele possa retornar às quadras em breve. lesionado no último ponto, eu estava assistindo o replay daquele ponto, tentando entender onde ele havia se machucado. Alguns estavam tentando adivinhar se era o tornozelo, o quadril ou o joelho. Então, desejo a ele uma rápida recuperação, estava jogando muito bem e em ótima forma. Teria sido um jogo muito difícil para nós dois se tivéssemos jogado. Mas é o que é e estou nas semifinais".
Nole ainda paontou que os conselhos de Taylor Fritz foram fundamentais para a cirurgia: "Na verdade, conversei com Taylor Fritz. Eu já contei essa história, mas ele foi muito gentil em compartilhar sua experiência, sua jornada, porque ele passou mais ou menos exatamente pela mesma situação há três anos. Ele se machucou em Roland Garros e foi submetido a uma cirurgia, a mesma intervenção artroscópica. Um pedaço de seu menisco foi removido e 21 dias depois ele estava jogando a primeira rodada de Wimbledon. Então, quando ouvi isso e que se tudo corresse bem, se a inflamação diminuísse, o processo de reabilitação era respeitado e se o joelho respondesse bem, havia uma boa chance de eu chegar a Wimbledon. Isso me deu muita confiança para seguir em frente. Para ser sincero, poucos dias depois da operação eu não estava pensando em Wimbledon, só pensava em como tirar as muletas e começar a andar bem.
Tive grande ajuda do meu fisioterapeuta e do especialista em reabilitação de joelhos que também esteve comigo nas últimas três semanas e meia. Ele trabalhava comigo duas ou três vezes por dia e isso me ajudava muito. Me ajudou muito ter pessoas que entendem o que fazer com o joelho. Levamos isso dia após dia e então eu disse: 'tudo bem, se eu já estivesse correndo 10 ou 14 dias antes de Wimbledon, poderia vir aqui, começar a rebater e ver no que dá'. Estou muito feliz por estar aqui.”
Djokovic opens up about his recovery 💪 @DjokerNole | #Wimbledon pic.twitter.com/sEpfY396Jd
— Tennis Channel (@TennisChannel) July 10, 2024