Aos 22 anos o britânico Jack Draper, 40º do mundo, chegou ao seu primeiro título em nível ATP, após conquista uma bela e brigada virada diante do ex-top 6 e atual 95º, o italiano Matteo Berrettini, na grande final no ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha.
Entre em nosso Canal no Whatsapp
Draper lutou por 2h04 para fechar o placar em 3/6 7/6 (7-5) 6/4 tendo convertido 12 aces contra 14 do italiano, que venceu 83% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 87% de aproveitamento do jovem britânico.
Level 📈@jackdraper0 | #BOSSOPEN pic.twitter.com/lZgDhdbC7i
— Tennis TV (@TennisTV) June 16, 2024
Bicampeão em Stuttgart (2019 e 2022), Berrettini contou com apoio da torcida local, entrou sacando bem na partida e conquistou uma quebra ainda no início da disputa no 4º game, abriu 4/1 e administrou sem ser ameaçado. Na segunda etapa o jogo seguiu com os dois tenistas muito sólidos em seus saques. Draper teve dois setpoints no 10º game, viu o italiano salvar e ainda ter dois breakpoints no game seguinte. O equilíbrio de manteve e a disputa foi para o tiebreak onde uma mini-quebra no 11º ponto definiu.
No set decisivo, os dois tenistas seguiram sacando com muita solidez, Draper salvou breakpoint no 6º game e converteu quebra na sequência para seguir sólido e garantir seu primeiro título em nível ATP.
O título na grama de Stuttgart colocará Draper como número 1 do Reino Unido, ao conquista nove posições no ranking e figurar na próxima segunda-feira como 31º da ATP. A marca também registra o melhor ranking da carreira do jovem britânico, que em maio deste ano alcançou o posto de 35º da ATP, até então seu melhor ranking.
Já para Matteo Berrettini o vice-campeonato na grama alemã garantirá um salto de 30 posições no ranking, o devolvendo ao top 65, posição que não ocupa desde outubro de 2023.
“Gostaria de agradecer à minha equipe de lá. Meu preparador físico que está em casa... há muito trabalho duro envolvido nisso (a conquista do título), tantos altos e baixos, muitos momentos difíceis, mas são momentos como esses que temos que abraçar, tirar um dia de folga e depois jogar de novo sem muito tempo para comemorar", disse ele entre a emoção e o riso na premiação. "Obrigado pessoal por estarem lá para mim. À minha família, todos que me apoiam, isso significa muito”, finalizou.
Hold it HIGH 🏆@jackdraper0 #BOSSOPEN pic.twitter.com/SY3Cv6v14C
— Tennis TV (@TennisTV) June 16, 2024