Em dia de estreia na chave do ATP 250 de Marrakech, no Marrocos, o único torneio do circuito ATP realizado no continente africano, os quatros ex-top 10 que estão na chave principal venceram seus respectivos duelos. Grande destaque da chave, Stan Wawrinka dominou Albert Ramos.
Primeiro ex-top 10 a entrar em quadra no saibro de Marrakech foi o italiano Fabio Fognini, atual 100º da ATP, que venceu uma batalha de 2h36 contra o francês Hugo Gaston, 89º, de virada com placar de 6/7 (4-7) 6/1 6/4 tendo convertido quatro aces a três, cometido oito duplas-faltas a três do francês, que venceu 58% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 63% de aproveitamento do italiano.
Vindo do qualificatório, Fognini busca vaga nas quartas de final do torneio contra o principal favorito, o sérvio Laslo Djere, 34º. Os dois se enfrentaram três vezes no circuito profissional e o sérvio levou a melhor em dois dos confrontos.
Pouco depois, foi a vez do ex-top 6 e atual 135º, Matteo Berrettini, que chegou a sua primeira vitória no circuito ATP em 8 meses ao superar o cazaque Alexander Shvechenko, 56º, com placar de 6/2 6/1.
Após a partida, Berrettini comentou seu retorno às quadras após meses lutando contra uma lesão no tornozelo direito: "É ótimo estar de volta, estou muito feliz. Já falei muitas vezes, mas sete meses sem jogar é muito tempo. Senti falta e é por isso que tenho tanta energia agora. Estou apenas gostando de jogar”.
"Hoje joguei muito bem”, comemorou Berrettini. “Neste retorno não esperava jogar tantas partidas seguidas, mas é bom, era o que eu precisava. É provavelmente uma das razões pelas quais ganhei esta partida também. me sinto bem e estou muito feliz por estar aqui no Marrocos”, pontuou ele que há três semanas voltou às quadras com o vice-campeonato do Challenger de Phoenix, nos Estados Unidos.
Agora, Berrettini tenta sua primeira quartas de final em ATP em meses diante do espanhol Jaume Munar, 73º, a quem nunca enfrentou no circuito profissional.
Jogando em Marrakech pela primeira vez, mas campeão em Casablanca (cidade onde o torneio era realizado previamente, em 2010, o suíço Stan Wawrinka, ex-top 3 e atual 82º, teve uma estreia tranquila diante do canhoto espanhol Albert Ramos, 103º, com placar de 6/1 6/4 após 1h16 de partida.
Na próxima rodada Wawrinka encara o sétimo favorito, o argentino Mariano Navone, 60º. Os dois nunca se enfrentaram no circuito profissional.
“Joguei este torneio pela primeira vez há 14 anos, por isso estou muito feliz por estar aqui. Estou ansioso pelo próximo jogo", declarou Wawrinka após a estreia.
Fechando a programação do dia, o belga David Goffin, ex-top 10 e atual 102º, teve uma sólida estreia contra o francês Arthur Rinderknech, 81º, com placar de 6/4 6/4 em 1h38 de partida.
Campeão do torneio em 2022, Goffin busca voltar às quartas do torneio marroquino e encara o americano Nicolas Alboran, 157º.