A chegada de três brasileiros às quartas de final da 10ª edição do Rio Open marca um feito inédito na história da maior competição de tênis da América do Sul, mas também registra história para os tenistas.
Mais jovem tenista brasileiro a chegar às quartas de final de um torneio em nível ATP, João Fonseca vai fazendo grande proveito do convite dado pela organização da competição e após superar o chileno Cristian Garin somou pontos importantes que garantem ao menos a escalada de 313 posições do ranking da ATP na próxima segunda-feira.
O carioca de 17 anos, que atualmente ocupa o posto de 655º da ATP, entrará pela primeira vez na carreira entre os 350 melhores do mundo. Caso caía na próxima rodada, o jovem será o 342º da ATP, seu melhor ranking da carreira.
Quem também deve chegar ao melhor ranking da carreira com as quartas no Rio é o paranaense Thiago Seyboth Wild, que vai ganhando 10 posições e deve ficar como 72º do ranking. Wild depende dos resultados dos tenistas próximos a seu atual ranking para confirmar a 72º posição ao menos.
O cearense Thiago Monteiro, 117º, também vai somando pontos importantes na capital fluminense. Convidado da organização, Thiago está de volta às quartas do torneio após 7 anos e deve figurar na próxima segunda-feira ao menos como 102º do mundo.
Felipe Meligeni Alves, que caiu nas oitavas para Monteiro tendo saído do qualificatório também terá uma subida e ganhará 23 posições figurando como 130º do mundo na próxima atualização de ranking.