A Associação das Tenistas Profissionais, a WTA, anunciou reformulações em seus cargos diretivos e na sua estrutura com um novo cargo de CEO, ou seja, Diretor Executivo.
A estrutura revisada separará as funções de Presidente e Diretor Executivo (CEO) para permitir maior foco na missão e nos objetivos da WTA e trará um novo líder adicional para assumir a função de CEO.
O CEO será responsável pela gestão e crescimento das operações da WTA e das suas muitas iniciativas. A WTA iniciou um processo abrangente de seleção para o cargo de CEO, apoiado pela empresa global de busca de executivos Korn Ferry.
Assim que o cargo de CEO for preenchido, Steve Simon, atualmente Presidente e CEO da WTA, assumirá o cargo de Presidente Executivo. Nesta função, Simon se concentrará na governança, nos interesses estratégicos da WTA no esporte, nas questões de integridade e no desenvolvimento de novos mercados e fronteiras para a WTA. Além de sua função designada como Presidente Executivo da WTA, Simon continua atuando como Presidente do Conselho da WTA Ventures.
Paralelamente às mudanças nas funções de Presidente e CEO, Micky Lawler, que atua como Presidente da WTA desde 2015, decidiu deixar a organização no final do ano para buscar novas oportunidades.
A revisão planejada da estrutura da WTA é o passo mais recente no desenvolvimento estratégico da WTA, que levou a uma colaboração histórica com a CVC Capital Partners e à criação de uma nova divisão comercial, a WTA Ventures. A nova estrutura ajudará a WTA a garantir os seus objetivos de fazer crescer o jogo e distribuir prêmios monetários iguais para as mulheres até 2033.
Irá garantir que a organização beneficie da amplitude e profundidade de conhecimento e experiência em questões desportivas, operacionais e comerciais, permitindo-lhe tirar partido de futuras oportunidades de crescimento, ao mesmo tempo que realiza eventos de classe mundial e proporciona uma excelente experiência e maior remuneração aos jogadores. As mudanças foram desenvolvidas com os Conselhos WTA e WTA Ventures desde o verão.
Steve Simon, presidente executivo designado da WTA, disse: "Após o investimento da CVC Capital Partners e a criação da WTA Ventures no início deste ano, estamos agora avançando e implementando mais mudanças para garantir que a WTA esteja bem posicionada para oportunidades futuras. A WTA Ventures está alcançando um progresso significativo sob a liderança da CEO Marina Storti, e estamos procurando replicar esse modelo trazendo experiência operacional adicional para o Hologic WTA Tour. Ao implementar capacidade e capacidade de liderança adicionais, estamos nos preparando para acelerar o desenvolvimento do tênis feminino à medida que a WTA ultrapassa seu 50º aniversário. Gostaria também de aproveitar esta oportunidade para prestar homenagem a Micky Lawler, valiosa colega que deu uma contribuição significativa para a WTA e desejamos-lhe todo o sucesso para o futuro.”
Victoria Azarenka, ex-número 1 do mundo WTA e membro do Conselho de Jogadores da WTA, saudou o desenvolvimento, comentando:
"Desejo a Steve tudo de melhor em sua nova função e o progresso e desenvolvimento contínuos da WTA como organização. A parceria com a CVC tem sido uma grande oportunidade de crescimento para o nosso esporte e a adição de uma função de liderança adicional para maior A ajuda continuará impulsionando o WTA e a progressão do esporte feminino. Estou ansioso para ver os benefícios que isso trará para todos os envolvidos em nosso esporte."
Adam Barrett, presidente do Conselho de Torneios da WTA e membro do Conselho da WTA, acrescentou: "Em nome dos torneios, estamos comprometidos em oferecer a experiência da mais alta qualidade para jogadores e fãs. Adicionar um CEO forte à liderança da WTA, que estará focado nas principais questões operacionais, terá um impacto positivo à medida que trabalhamos juntos para elevar ainda mais o tênis feminino para jogadoras, fãs, parceiros e nossos torneios.”
O anúncio desta terça segue os recentes desenvolvimentos da WTA Ventures, que no mês passado concluiu novos acordos de direitos de mídia com a Sky Sports e o Canal+ em vários mercados europeus. Além disso, a WTA Ventures anunciou várias novas nomeações para a sua equipe de liderança, trazendo mais experiência em marketing, finanças e estratégia de marca.