O russo Daniil Medvedev, número três do mundo, acabou com a invencibilidade de 12 jogos do argentino Sebastian Baez, 32º colocado, e, na madrugada deste domingo, se classificou para as oitavas de final do US Open.
Campeão de 2021, Daniil superou o sul-americano por 3 sets a 0 com parciais de 6/2 6/2 7/6 (8/6) após 2h40min de duração.
Baez vinha de dois títulos no saibro de Kitzbuhel, na Áustria, e no piso duro em Winston-Salem, nos Estados Unidos, e tinha passado pelo brasileiro Felipe Meligeni na segunda rodada.
Daniil agora enfrenta o australiano Alex de Minaur, vice-campeão de Toronto, no Canadá. De Minaur passou com autoridade sobre o chileno Nicolas Jarry por 6/1 6/3 6/2. Medvedev lidera o retrospecto geral por 4 a 2.
Na partida desta noite/madrugada, o russo fechou os dois primeiros sets com razoável tranqulidade no placar, mas pontos bem dispitados e longos. No terceiro o argentino abriu 5 a 2 e Daniil pediu a presença de um médico na quadra. Enquanto isso leves pingos caíram e a organização fechou o teto. Baez esfriou e o russo aproveitou devolvendo a quebra, salvando set-point e levando ao tie-break. Baez abriu 2 a 1 com miniquebra, mas o russo virou abriu 6 a 3. Ele queimou três bolas seguidas com erros bobos, mas no quarto finalizou o jogo à 1h30 da madrugada no horário local, 2h30 de Brasília, a segunda vez seguida que isso acontece com ele.