O pai de Novak Djokovic, Srdjan, foi filmado posando para fotos com um grupo de torcedores de Vladimir Putin antes deles serem expulsos do Aberto da Austrália na noite de quarta-feira e interrogados pela polícia.
Leia Mais:
Torcedores com bandeiras russas são detidos e interrogados
Djokovic havia acabado de vencer o russo Andrey Rublev em dois sets para chegar à sua décima semifinal em Melbourne.
No entanto, houve cenas feias do lado de fora do estádio pouco antes das 22h30, quando um grupo de torcedores começou a entoar cânticos de apoio a Putin e “Rússia Sérvia”.
Em um vídeo postado no canal do YouTube Aussie Cossack, Srdjan posa para uma foto com um homem segurando uma bandeira russa com o rosto de Putin e vestindo uma camiseta com o símbolo Z, um emblema de apoio à invasão da Ucrânia pela Rússia usado em todo o mundo.
Ao sair, parece dizer ao homem “zivejli Russiyani”, uma aparente demonstração de apoio à causa russa. “Zivejli” é uma palavra servocroata que significa “viva”, enquanto “Russiyani” refere-se a cidadãos russos, e a frase que é traduzida pelo canal como “viva os russos”.
Ao posar com Srdjan, o homem com a bandeira também envia uma mensagem de saudação a Alexander Zaldastanov “de Melbourne, Austrália, para nossos irmãos em Moscou”.
O canal do YouTube que transmite o vídeo é dirigido por Simeon Boikov, 32, para quem um mandado de prisão foi emitido esta semana por uma suposta agressão a um homem de 76 anos em um comício pela Ucrânia em Sydney.
Um dia antes da partida de Djokovic contra o Rublev, ele postou um monólogo pedindo a todos os torcedores da Rússia que “revidassem” à Tennis Australia depois que os organizadores do torneio baniram todas as bandeiras russas do local.
“Hoje Djokovic joga contra Andrey Rublev. Eu apelo ou instruo todos a descerem lá. Posso confirmar que temos algumas surpresas”, disse Boikov.
“Tennis Australia se prepare… para os fãs, para as pessoas que amam o tênis, se é que você me entende. Eu tenho que falar dessa maneira ou eles vão me pegar por incitamento. Temos muitos fãs sérios em Melbourne indo para baixo. Trata-se de honra e dignidade agora. Isso é um ataque à honra e à dignidade. Isso não tem nada a ver com a guerra. Este é um ataque à liberdade na Austrália. Isso é discriminação. Isso é racismo. É ilegal proibir as bandeiras das pessoas.
“O império russo teve sua bandeira banida. Bem, adivinhe o que é Tennis Australia ? Boa sorte quando o império contra-atacar.”
O vídeo com Srdjan Djokovic não parece ter sido filmado por Boikov, que se acredita ter estado em Sydney na noite de quarta-feira, mas foi postado em seu canal junto com novas imagens de fãs realizando uma manifestação improvisada para Putin do lado de fora do Rod Laver Arena.