X

Deputado russo pede que Kasatkina seja inclusa na lista de 'agentes estrangeiros

Quarta, 14 de dezembro 2022 às 17:15:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Um deputado estadual da Rússia, membro da 8ª Duma, entregou ao Ministério da Justiça do país um pedido formal para que a 8ª melhor tenista do mundo, a russa Daria Kasatkina, fosse denominada "agente estrangeira" repetindo ações da Guerra Fria.



A denominação oficial de "agente estrangeiro" remonta a leis dos tempos da Guerra Fria em que o governo da União das Repúblicas Socialistas Sov­­­­­­­­­­­­­­­iéticas marcava registros de seus cidadãos e de estrangeiros que poderiam estar atuando duplamente no país ou mesmo serem 'agentes' de países inimigos.

A denominação foi mantida na lei russa que aponta, segundo a imprensa local, que 'aqueles que são classificados como agentes estrangeiros estão sujeitos a requisitos rígidos de rotulagem e auditoria. Eles também estão proibidos de receber financiamento estatal, lecionar em universidades estaduais ou trabalhar com crianças, além de terem seus sites bloqueados sem ordem judicial".

Ainda de acordo com a imprensa local, a lei foi ampliada sobre quais ações fariam cidadãos entrarem para a lista neste mês de dezembro por conta de Guerra na Ucrânia.

O deputado, Roman Teryushkov, que apresentou o pedido contra Kasatkina chegou a conceder entrevista a um influencer do país e afirmou que o fato da tenista se posicionar publicamente contra a Guerra e ter se assumido lésbica com orgulho de fazer parte da comunidade LGBTQIA+, foram os seus motivadores.

"Usando sua fama como uma ferramenta para influenciar outras pessoas em questões de política ou ideologia, você precisa estar preparado não apenas para receber preferências do cliente, mas também para medidas de responsabilidade do estado”, disse Teryushkov.

O deputado ainda atacou o top 30 Karen Khachanov e o ex-número 1 do mundo Yevgeny Kafelnikov: "Kasatkina, Khachanov, Kafelnikov criticam abertamente as ações das autoridades russas, residindo permanentemente fora do território da Federação Russa, agindo em estado neutro [sem a bandeira e o hino russos], demonstrando ao mundo inteiro distanciamento eles mesmos da NWO e da sociedade russa. Suas ações estão sob a lei de agentes estrangeiros".

O pedido de Teryushkov foi negado pelo ministério do País, mas o deputado já recorreu à Duma (Câmara dos Deputados do País) para verificar a legalidade da negativa.

teninews.com.br
br.jooble.org