Desde os primeiros dias de treino, os tenistas foram unânimes em apontar o calor e a alta umidade como fatores preponderantes em Tóquio, cidade que recebe a disputa olímpica nesta semana. Após estrear nos Jogos, Daniil Medvedev (2º) foi no mesmo caminho.
O russo, que bateu o cazaque Alexander Bublik na primeira rodada, foi bastante crítico em relação à decisão da organização do evento, de começar as sessões cedo e, assim, fazer os atletas irem à quadra nos momentos mais quentes, com sol forte.
"Deveriam fazer como no México, que começam os jogos às 18h. O calor em quadra é absurdo. Sei que são muitos jogos, eles precisam começar mais cedo, também sei que não vão mudar no meio do torneio. Mas devo me pronunciar e dizer que jogar nesta hora é uma brincadeira de mau gosto", reclamou.
Medvedev crê que seu posicionamento, de começar a rodada mais tarde, seria amplamente defendido pelos companheiros de profissão: "Se perguntar para 200, 195 vão dizer que jogar esta hora é loucura".
Apesar de sofrer com o calor, Daniil resolveu em sets diretos contra Bublik. Ele marcou 6/4 e 7/6 (8/6) e avançou à segunda rodada. Seu próximo rival será o indiano Sumit Nagal (160º).