João Menezes (217º) fez uma partida cheia de emoções contra Marin Cilic (36º) nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas acabou derrotado na primeira rodada do torneio. Em três sets, o croata levou a melhor, de virada: 6/7 (8/6), 7/5 e 7/6 (9/7).
Leia mais:
Monteiro cai para alemão e para na estreia em Tóquio
O duelo foi permeado por reviravoltas. O primeiro set foi parelho, mas o mineiro conseguiu levar a melhor no tiebreak para abrir vantagem contra o experiente rival.
A situação ficou ainda melhor para Menezes quando ele quebrou na segunda parcial e chegou a abrir 5/4. Na hora de sacar para fechar o jogo, porém, perdeu o game. Embalado com a reação, Cilic virou para 7/5 e empatou o duelo.
A derrota no segundo set pareceu abalar o campeão do Pan 2019. João viu o adversário abrir 5/0 e, ainda, ter 0/40 para quebrar de novo e definir com pneu. Neste momento, começou a fantástica reação do brasileiro.
Menezes evitou o pneu e cresceu no jogo. Ele devolveu as duas quebras, confirmou seus saques e, para completar, ainda venceu novo game no saque de Marin, para marcar 6/5.
Porém, na hora de definir, assim como no segundo set, o mineiro perdeu o serviço, desperdiçando um match point. No tiebreak decisivo, pesou a experiência do rival, que fez 9/7 e garantiu a vaga na segunda rodada, para enfrentar o espanhol Pablo Carreño Busta (11º).
Com as quedas de João Menezes, e também de Thiago Monteiro, o Brasil fica sem representantes nas chaves de simples dos Jogos Olímpicos de Tóquio.