Jelena Ostapenko, número 43 do ranking, se tornou campeã do WTA de Eastbourne, na Inglaterra, neste sábado (26), com premiação de cerca 565 mil dólares. A letã conquistou seu quarto troféu da carreira após vitória sobre a nº 27 Anett Kontaveit por 2 sets a 0, com um duplo 6/3 em apenas 1h07 de duração.
Participante do torneio por convite da organização, a campeã de Roland Garros em 2017 surpreendeu e saiu vencedora no final. Ela deixou pelo caminho nomes como Pavlyuchenkova, Jabeur, Kasatkina e Rybakina em sua caminhadda até a decisão. Kontaveit levava vantagem no confronto direto, com duas vitórias em dois jogos, mas também saiu derrotada.
Ostapenko não tomou conhecimento da oponente na decisão, com 24 winners e 79% de aproveitamento com o primeiro saque. A estoniana do outro lado teve 17 acertos e apenas 51% de sucesso no primeiro serviço, além de ter cometido três duplas faltas. Esse cenário gerou oito break points a favor da vencedora e somente um contra.
No primeiro set, a letã já começou no domínio do jogo e abriu 5/2, com duas quebras. Ela perdeu o game ao sacar para fechar a parcial, mas fechou a conta no saque da adversária logo após. A vantagem na segunda etapa veio com o placar em 2/1 e foi mantida até o final.
Esta é uma conquista inédita de Ostapenko na grama. A tenista tinha até o momento os títulos de Roland Garros no saibro, e Seul e Luxemburgo na quadra rápida, sendo as duas primeiras em 2017 e a última em 2019. Ela subirá nove posições no ranking da WTA na próxima atualização e ficará com a 34ª colocação.