Pouco após ser derrotada na semifinal do WTA de Bad Homburg, na Alemanha, pela local Angelique Kerber, a tcheca Petra Kvitova anunciou que doará parte da premiação conquistada no torneio para ajudar as vítimas de um tornado no sudeste do seu país.
"É um desastre e foi muito próximo dos meus pais e familiares, perto de onde eu cresci", afirmou a tenista, que é natural da cidade de Bílovec, na região da Morávia Silésia, ao lado da Morávia do Sul, onde estão as cidades de Breclav e Hodonin, que foram atingidas pelo tornado.
"Estou muito triste pelo que aconteceu na república Tcheca. ter um tornado, que é uma coisa que nunca tivemos antes. É surpreendente. Espero mesmo que as pessoas fiquem bem", comentou ela.
De acordo com as agências de notícias europeias e as autoridades do país, a região foi atingida por uma tempestade, acompanhada de fortes rajadas de vento e de queda de granizo com o "tamanho de bolas de golfe". Ao todo 3 pessoas ficaram feridas e apenas o principal hospital da região reportou atendimento a 200 feridos em razão do tornado.
O primeiro ministro da República Tcheca, Andrej Babis, classificou a situação como "catastrófica" e disse que prejuízos financeiros e feridos "ainda estão sendo contados".