O guarulhense Pedro Sakamoto, 308º da ATP, superou o francês Maxime Janvier, 211º, em jogo nervoso e está na semifinal do Challenger de São Paulo, onde enfrenta o campineiro Felipe Alves Meligeni. A classificação marca história para o Brasil.
Vindo do torneio qualificatório, Sakamoto lutou por 2h09 para fechar o placar em 6/2 3/6 6/1 tendo convertido dois aces contra quatro do francês, que cometeu seis duplas-faltas contra duas do brasileiro, que venceu 74% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 67% de aproveitamento de Janvier.
O brasileiro entrou empurrado pela torcida presente e sob forte sol saiu quebrando o saque do adversário e abriu 5/1 ao conquistar nova quebra em erro do rival no quinto game e administrou.
Na segunda etapa, a partida ficou mais equilibrada e foi marcada por longos games, com os tenistas buscando se pressionarem, sem grande efetividade. A quebra chegou para o francês, que arriscou com forehand na devolução no oitavo game e forçou o set seguinte.
No terceiro set, a resistência física de Sakamoto falou mais alto e ele venceu cinco games consecutivos entre o terceiro e sétimo games, com quebras no quarto e sexto games.
Garantido na grande semifinal, Sakamoto encara Felipe Meligeni, que bateu o quinto favorito da disputa, o cazaque Dmitry Popko.
A classificação de Sakamoto garantiu três brasileiros na semifinal do torneio, já que a éltima vaga será definida entre o paulista Matheus Pucinelli e o mineiro João Menezes. A última vez que isso aconteceu foi em 2016, no Challenger de Medellín, na Colômbia, quando Rogerio Dutra Silva, Caio Zampieri e João Souza alcançaram as semis.