Número 1 do mundo, Novak Djokovic se mostrou favorável que todos os torneios, incluindo os Grand Slams, sejam jogados em melhor de três sets. Palavras dadas após sua vitória na estreia do ATP Finals contra o argentino Diego Scwartzman.
Leia Mais:
Djokovic estreia com fácil vitória no Finals
"Sou partidário de jogar melhor de três sets em todos os lados, apesar de que os Grand Slams sempre foram melhor de cinco. Historicamente sempre foi assim, assim que não sei se há possibilidade de mudança. Se me pergunta porque, creio que temos suficientes torneios e partidas longas no ano. Temos a temporada mais longa de qualquer esporte do mundo, desde 1º de janeiro até fim de novembro. Literalmente todas as semanas há algum torneio em alggum lugar", disse o sérvio.
"Não vejo motivo para que devamos jogar melhor de cinco sets, mas evidentemente há uma causa histórica e sempre foi assim, é uma tradição. Penso também que no dia de hoje, o tempo de atenção dos torcedores mais jovens é menor. Para que nós possamos melhorar o produto que é o tênis, a nível comercial e marketing devemos nos adaptar às demandas dos mais jovens".
"Por desgraça, temos uma estatística um pouco alarmante, um estudo mostrou que a idade médita de um fã de tênis é de 61 anos. Creio que precisamos mudar algo. Está claro que somos um dos esportes mais apegados à tradição, algo que respeito, mas ao mesmo tempo não tivemos a possibilidade de explorar novas opções, algumas mudanças, seja no marcador, menos sets ou o que for. Nunca entramos nesse terreno. Cada vez que se menciona não vejo muitos apoios, não vejo predisposição para resolver esse ponto e pensar, de forma estratégica no qual podemos fazer para atrair uma audiência mais jovem ao nosso esporte".
Australian Open de 2021
Djokovic opinou sobre o circuito australiano de 2021 que será todo na região de Victoria, em Melbourne: "Estamos seguindo de perto. Estive em contato com Craig tiley, tentemos conseguir informação. Creio que fizeram um trabalho magnífico na hora de se comunicar com nós e lutar porque os jogadores possam ter melhores condições possíveis diante das circunstâncias. Por tudo que escutei, o Aberto da Austrália e o resto dos torneios serão em Victoria, principalemente em Melboune e seus arredores. Creio que vão rolar os torneios, teremos uma quarentena de 14 dias, mas não sabemos se poderemos escolher onde faremos ela, se teremos que estar em alguns hoteis...é um desafio. Escutamos que a ATP Cup vai ser realizada, mas só com oito times. Caso ocorra, creio que a ATP deveria realizar outro ATP 250, mas não é fácil para ninguém, a verdade".
Sobre o resto do calendário, Djokovic acredita que os torneios do Oriente Médio serão realizados ficaria surpreso se tivesse público nos primeiros torneios do novo ano.