Próximo de completar 15 anos desde a conquista do topo do ranking mundial da ATP, Gustavo Kuerten chegou a Angra dos Reis/RJ, onde grandes nomes do tênis brasileiro disputam neste final de semana a posição de líder do ranking Itaú Masters Tour. Na presença de Guga, embaixador do Itaú para o tênis, a disputa do circuito chega à decisão com os quatro melhores tenistas de toda a temporada 2015 frente a frente, todos de olho no título de melhor tenista da temporada 2015.
Roberto Jábali, atual número 1 do ranking, esteve perto da derrota, saiu atrás no placar, mas reagiu a tempo ao lado do parceiro Marcio Carlsson. A dupla derrotou a entrosada parceria entre Pablo Albano e Francisco Costa - que encarou rodada dupla nesta sexta-feira - com parciais de 3/6 6/3 10-5. Esta foi a oitava vitória consecutiva de Roberto Jábali, mantendo 100% de aproveitamento no ano.
A finalíssima da chave masculina que premiará o campeão com a Taça Luiz Roberto Jábali será protagonizada também por Thiago Alves, número 2 do circuito. O tenista que no início do ano foi apresentado como a principal novidade do Itaú Masters Tour conseguiu bater com Adriano Ferreira a dupla formada por Ricardo Mello e Gabriel Pitta, parciais de 6/3 7/5.
"Valeu pela grande vitória de hoje, jogamos bem do início ao fim, sem oferecer chances. Amanhã contra o Betão (Jábali) será o grande tira-teima do ano em busca da posição de número 1, mas o mais importante é o clima de confraternização com todos os tenistas e amantes do esporte", disse Thiago Alves, que em caso de vitória amanhã iguala Flavio Saretta e Mello como estreantes campeões do circuito.
FEMININO
Das 5 etapas disputadas este ano, todas elas foram vencidas ou por Ana Paula Zannoni ou por Letícia Sobral. As tenista polarizaram o circuito feminino com grandes atuações e, para fechar o ano, vão se enfrentar também na final da etapa de Angra dos Reis. Zannoni, líder do ranking, venceu com Luciana Tella a dupla Sumara Passos e Patricia Vieira - por duplo 6/3 -, enquanto Sobral jogou em alto nível com Andréa Vieira para derrotar Marina Tavares e Vanessa Menga com 6/4 6/0.
"Estou extremamente feliz pela vitória, foi um jogo difícil e que exigiu o melhor da nossa dupla. O mais bacana também é poder voltar a jogar na frente da minha família, o meu sobrinho, por exemplo, até então nunca tinha me visto competir. É uma sensação de alegria ter eles aqui e pela chance de buscar o título da temporada amanhã", disse Letícia Sobral, que chegou a ocupar a 105a colocação no ranking da WTA, em duplas.
CLÍNICA FURNAS
Com presença de adultos e crianças, a Clínica de Ginástica Artística Furnas foi apresentada por Daianes dos Santos, um dos maiores nomes da modalidade no Brasil. A atleta de Furnas, que já ganhou medalha de ouro em Mundial e disputou três Jogos Olímpicos, ensinou diversas técnicas de ginástica. "Foi uma experiência muito enriquecedora e uma excelente oportunidade para divulgarmos a ginástica para os fãs de outros esportes. O mais importante é mostrar que qualquer pessoa pode praticar ginástica", disse Daiane, cercada por fãs para distribuir autógrados e tirar fotos.
OS MELHORES DO EVENTO - A etapa de Angra dos Reis define os melhores tenistas da temporada, no circuito. O título já foi conquistado por Fábio Silberberg (2003 e 2004), Júlio Góes (2005), Danilo Marcelino (2006), Nelson Aerts (2007), João Soares (2008), Marcelo Saliola (2009 e 2010), Márcio Carlsson (2011), Givaldo Barbosa (2012), Andréa Vieira (2011) e Ana Paula Zannoni (2012), Ricardo Mello e Luciana Tella (2013), Flávio Saretta e Luciana Tella (2014).