Campeã no WTA de Linz, na Áustria, na última semana, a paulistana Luisa Stefani conversou com o Brasil no Tênis e falou pela primeira vez sobre o procedimento cirúrgico ao qual foi submetida no final de 2024 para uma correção no joelho.
Entre em nosso Canal no Whatsapp
Na conversa, Stefani e questionada sobre como está após o procedimento e como tem se sentido em relação a sua evolução.
"Vou dizer que esses últimos meses não foram nada fáceis, na real os últimos anos, principalmente ano passado foi bem complicado com essa questão do joelho. Não foi uma decisão de última hora, então acho que mais do que um susto, foi um alívio a decisão de fazer um procedimento e melhorar e tirar o que estava me atrapalhando, estava com esse incômodo já há muito tempo", iniciou a tenista paulistana.
Luisa Stefani comenta que apesar de ter tentado ter um grande início de temporada em 2024, por conta dos problemas jogou apenas o Australian Open e que todos os problemas que teve na temporada afetaram suas escolhas de competir ou não, já que por se tratar de ano Olímpico a prioridade dela era competir em Paris.
"No final do ano foi necessário, terminei a temporada um pouco antes já certa de que eu precisava mudar alguma coisa, que não daria para começar uma nova temporada nas condições físicas que eu estava, até (em termos) de ambição e de qualidade de vida. Então, foi uma decisão relativamente fácil, foi o que precisava ser feito", contou ela que por conta do procedimento no joelho acabou não jogando a disputa da Billie Jean King Cup contra a Argentina em São Paulo.
Luisa comentou que esta cirurgia foi tão bem sucedida quanto a cirurgia anterior que fez em razão de uma ruptura que sofreu em quadra em 2021: "Mais um bem sucedido, acho que principalmente (por) está jogando aqui sem dor, (esta) é a principal vitória até agora".
A tenista ainda conta que há muito trabalho a ser feito em sua recuperação: Tem bastante trabalho pela frente, a gente fez uma recuperação super progressiva, com paciência e com bastante consciência também do que a gente queria atingir para esse início de temporada, então por mais que só joguei a Austrália, eu prefiro ver como já joguei a Austrália, (que foi) bem, em forma física excelente, muito melhor do que eu vinha no ano passado".
A paulistana destacou que o trabalho de sua equipe no dia a dia tem sido muito bom e contou ainda que a missão proposta para competir em Linz (na Áustria) que era ganhar jogos e ritmo foi cumprida com sucesso: "Ganhar o torneio foi melhor ainda. Deu um gostinho a mais para mim e para o nosso time mesmo, para quem está nesse processo, para a gente que ficou trabalhando esses últimos dois meses tão intensamente em me sentir melhor fisicamente".
Ver essa foto no Instagram