Sem a preocupação com a chuva, os jogos do Brasil Tennis Challenger seguiram sem contratempos na arena coberta em São Paulo, definindo os semifinalistas do ATP Challenger, que distribui US$ 160 mil em premiação e 100 pontos para o campeão. Crédito: Fotojump
Entre em nosso canal do Whatsapp!
Gustavo Heide concluiu a partida iniciada em Piracicaba e garantiu a vitória sobre a jovem promessa francesa Gabriel Debru por 6/3 6/3. Pouco depois, retornou à quadra para enfrentar o espanhol Carlos Taberner em um jogo equilibrado, vencendo o primeiro set no tiebreak: 7/6(8) após estar em desvantagem de 4/1, mas reagiu com um tênis de alto nível para virar . No segundo set marcou 6/3, garantindo vaga na semifinal.
Neste domingo, a partir das 11h, Heide encara o argentino Román Burruchaga, que avançou após a desistência do cabeça de chave número 1 e 94º do mundo, Camilo Ugo Carabelli (ARG). Carabelli abandonou a partida com uma contratura muscular no braço quando perdia o primeiro set por 7/5 e vencia o segundo por 5/4.
“Já nos conhecemos desde o juvenil e tem tudo para ser mais um jogo duro, mas estou me sentindo bem e quero muito disputar minha primeira final no Brasil”, afirmou Heide, que conquistou seu único título de Challenger em Assunção no ano passado, superando João Fonseca na decisão e atingindo seu melhor ranking, o 174º. Além desse título, o brasileiro foi vice-campeão em Bogotá e semifinalista em Montevidéu e Santiago. O retrospecto entre Heide e Burruchaga favorece o argentino, que venceu os três confrontos anteriores, incluindo o quali de Wimbledon em 2023.
Na outra semifinal, também às 11h, o jogo da experiência: o boliviano Hugo Dellien, de 31 anos e ex-número 64 do mundo contra o argentino Facundo Mena, de 32 anos. Mena eliminou o compatriota e cabeça de chave número 2, Federico Coria, com parciais de 7/6(2) e 6/3. Dellien garantiu sua vaga ao derrotar Juan Ficovich (ARG) por duplo 7/5.
“A mudança incomum de sede se mostrou mais do que acertada. Conseguimos finalizar as partidas atrasadas, definir os semifinalistas e, amanhã, teremos a final. Foi um esforço enorme trazer todo o pessoal para São Paulo, organizar hotel e toda a logística, mas valeu a pena. Sabemos que são pontos valiosos para os jogadores, além da premiação,claro. Além disso, temos uma história de 30 anos de parceria com a ATP e nunca deixamos de finalizar um torneio. Vamos entregar o que prometemos tanto à ATP quanto aos jogadores”, afirmou Danilo Marcelino, diretor do torneio.
Neste domingo, as duplas também disputarão duas rodadas. Logo após os jogos de simples, os cabeças de chave 2 Marcelo Demoliner e Fernando Romboli enfrentam Marcelo Zormann e Luis Brito 6/0 7/6(5), enquanto os favoritos Guido Andreozzi (ARG) e Orlando Luz (BRA) duelam contra Leonardo Aboian (ARG) e Huertas Del Pino (PER).
Os jogos terão transmissão do Challenger TV no site da ATP.