João Fonseca, número 112 do mundo, emplacou sua 14ª vitória seguida nesta terça-feira com seu primeiro triunfo em um Grand Slam no Australian Open e já garante um salto no ranking que o coloca virtualmente no top 100.
Leia Mais:
Gilbert projeta brasileiro no ATP Finals
Entre em nosso canal do Whatsapp!
Com o triunfo desta terça mais do quali, o carioca vai somando 80 pontos e indo aos 600, ficando no momento como o 98º colocado com um salto de 14 posições. Ele vai passando também o cearense Thiago Monteiro que passou o quali em Melbourne e somará 28 pontos, ficando com 594 como o 99º.
Porém ainda não dá para confirmar tanto o top 100 como o número dois do país uma vez que acabou apenas a primeira rodada do Aberto da Austrália com vários concorrentes atrás na disputa e mais uma semana de torneios challenger semana que vem. Monteiro, por exemplo, joga o challenger de Punta del Este, no Uruguai, podendo recuperar a posição.
A vaga no top 100 inédita para o jovem brasileiro de 18 anos estaria confirmada apenas com mais um triunfo, sobre o italiano Lorenzo Sonego, 55º colocado, em duelo que ocorre ou na noite de quarta-feira ou na madrugada/manhã de quinta-feira.
Fonseca somaria mais 50 pontos, iria aos 650 e ficaria dentro dos 90 melhores. Para virar número 1 do país bastam mais duas vitórias, ou seja, vaga nas oitavas de final. Ele iria aos 750 pontos e deixaria Thiago Wild para trás (732 pontos), mas igual, Wild, atual 79º e projetado para o 76º no momento, disputa o challenger 125 de Quimper, na França, na semana que vem.
João começou o ano como o 145º colocado, foi campeão do challenger 125 de Camberra, na Austrália.