O suíço Stan Wawrinka, ex-top 3 e atual 217º da ATP, tornou-se o terceiro tenista mais velho da história a alcançar a semifinal de um torneio nível ATP ao derrubar o principal favorito em Estocolmo o russo Andrey Rublev, 7º.
Entre em nosso canal do Whatsapp - Entre em nosso Bluesky
Leia mais:
Rublev explica como evitou amputação do testículo: 'Tive sorte'
Em quadra, Wawrinka brigou por 1h52 para fechar o placar em 7/6 (7-5) 7/6 (7-5) tendo disparado 14 aces a 10 do russo, que cometeu 30 erros não-forçados contra 3 do suíço, que disparou 33 bolas vencedoras a 26 de Rublev.
O jogo foi marcado por muito equilíbrio e sem quebras na primeira etapa, com definição acirrada no tiebreak. A partida seguiu na mesma toada no segundo set, com Wawrinka abriu 2/0, mas viu o russo devolver a quebra na sequência e a disputa seguiu para um novo tiebreak.
"Eu não posso mudar minha idade, mas o importante para mim é que sempre que eu entro em quadra eu luto, tento melhorar, curto o que faço e é por isso que eu sigo jogando jogos como esse em que muitas pessoas vem ver e dão boas energias em quadra e estou feliz de jogar mais um jogo amanhã", declarou o suíço na entrevista em quadra.
Aos 39 anos e 6 meses, Wawrinka é o 3º tenista mais velho da história a disputar uma semifinal em nível ATP atrás apenas do croata Ivo Karlovic, que aos 39 anos e 10 meses fez semifinal em Pune, na Índia em 2019, e do americano Jjimmy Connors que aos 40 anos e 5 meses fez semi em San Francisco em 1993.
Em busca de final em Estocolmo, Wawrinka encara o americano Tommy Paul, 13º, que venceu o sérvio Miomir Kecmanovic, 55º, em 7/6 (11-9) 6/2.