O sérvio Novak Djokovic, vice-líder da ATP, enfrenta um difícil fim de temporada ao ver sua classificação ao ATP Finals ameaçada pela primeira vez em X anos. Heptacampeão do Finals, Djokovic é o atual 9º na corrida a Turim.
O medalhista de Ouro dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 tem vivido uma temporada muito irregular e pela primeira vez em 19 anos ainda não conquistou nem título em nível ATP na temporada.
O sérvio tem lutado com uma lesão no joelho, que o fez desistir de Roland Garros e se submeter a uma cirurgia. Na volta às quadras, Nole jogou sua única final no circuito, em Wimbledon, em que foi derrotado pelo segundo ano consecutivo pelo espanhol Carlos Alcaraz.
Além de apenas ter conquistado a medalha Olímpica, Djokovic deixou de jogar torneios importantes como os Masters de Miami, Montreal e Cincinnati para se recuperar fisicamente. Sendo assim, o sérvio tem apenas as próximas semanas para tentar estar ente os oito melhores da temporada e disputar o Finals.
Na próxima semana, ele volta a defender as cores da Sérvia na Copa Davis e terá nos Masters de Xangai e Paris-Bercy boas opções de somar pontos.
Com a ida de Taylor Fitz à semifinal do USOpen, Djokovic caiu para 9º na classificação ao Finals, 45 pontos atrás do australiano Alex de Minaur e 425 à frente do búlgaro Grigor Dimitrov.