Um professor de yoga brasileiro foi uma das primeiras pessoas a reconhecer o talento do jovem brasileiro João Fonseca.
Fonseca, agora com 17 anos, começou a praticar esportes quando ainda era pequeno. Além do tênis, o carioca também praticava futebol, jiu-jitsu. A família percebeu o talento ainda jovem, mas gente de fora também.
“Quando ele tinha dois anos, pensávamos: ‘Esse menino é diferente’”, disse Christiano, pai de João Fonseca. “Lembro que meu professor de ioga veio aqui e começou a brincar de bola com o João e me disse: 'Esse menino é diferente. Ele tem muito mais reflexos e coordenação do que a média.’ Muito jovem, sabíamos que ele era diferente.”, acrescentou, em entrevista ao site da ATP.
Ainda criança, Fonseca brincava com o pai de tênis dentro de casa. Foi assim que o jovem se apaixonou pelo esporte. “Fizemos uma pequena rede no meio e brinquei muito com meu pai”, disse Fonseca. “Meu pai jogava uma partida até 10 e seria 9/3 e ele faria 9/9, e então às vezes ele me fazia vencer e outras vezes ele fazia 11/9, uma vitória para ele. E eu chorei, eu me lembro.”
Na semana passada, João Fonseca conquistou o título do Challenger de Lexington, nos Estados Unidos, o primeiro como profissional. O próximo desafio do carioca é a disputa do quali do US Open, em Nova York, na próxima semana.