Com a vitória de Jasmine Paolini, 15ª da WTA, sobre a cazaque Elena Rybakina, 4ª, nas quartas de final de Roland Garros garantiu um feito histórico para o tênis italiano ao lado do compatriota Jannik Sinner. O feito é inédito na Era Aberta.
Sinner se garantiu na semifinal em Paris nesta terça-feira, após superar o búlgaro Grigor Dimitov. Já nesta quarta-feira, Paolini chegou à primeira semi de Slam em sua carreira na vitória sobre Rybakina.
Com isto, pela primeira vez na Era Aberta o tênis italiano tem ao menos um semifinalista na chave masculina e outra na chave feminina.
Campeão do Australian Open este ano, Sinner encara Carlos Alcaraz na luta por vaga na final em Paris. Paolini, por sua vez, aguarda por definição de rival que sai do confronto entre Mirra Andreeva e a bielorrussa Ayna Sabalenka.
Jasmine Paolini tenta ser a primeira italiana desde Flavia Pennetta campeã de um Grand Slam. Pennetta ergueu seu único Slam em 2015, no US Open e se retirou do tênis profissional na cerimônia de entrega do troféu.