O russo Andrey Rublev, 8º da ATP, conquistou uma bela virada e acabou com a invencibilidade de 14 jogos do espanhol Carlos Alcaraz, terceiro da ATP, no Masters de Madri e vai à semifinal. Alcaraz é o atual bicampeão e não perdia desde 2021 no torneio.
Entre em nosso Canal do Whatsapp!
Vindo de uma sequência de maus resultados até o início da campanha em Madri, Rublev precisou de 2h para fechar o placar em 4/6 6/3 6/2 tendo convertido cinco aces a um e disparado 27 bolas vencedoras a 19 do espanhol, que cometeu 11 erros não-forçados a 13 do russo.
A disputa começou com o russo forçando muito bem o saque angulado e buscando pressionar com backhand na devolução. Desta maneira, forçou o espanhol a salvar breakpoint no 2º game, mas acabou tendo de trabalhar com segundo serviço no 5º game, onde Alcaraz dominou desde a devolução, conquistou a quebra e foi administrando a vantagem, tendo feito o russo salvar dois breakpoints que eram pontos do set no 9º game e sacou para a parcial.
No set seguinte, Rublev não se rendeu e passou a pressionar desde o início buscando fazer Alcaraz sempre buscar por uma nova bola. Assim, agressivo no forehand o russo confirmou quebra no 2º game e salvou breakpoint no game seguinte. Alcaraz mostrou-se mais errático nessa parcial, chegou a ter de sair de um 0-40 no 6º game e teve a chave de voltar à disputa, após dois breakpoints no 7º game.
Ali, o espanhol chegou ao breakpoint, após Rublev desafiar uma marcação de bola para o desafio eletrônico e ao mesmo tempo apagar a marca da bola. Fergus Murphy, árbitro da partida, negou o desafio e deu o ponto ao espanhol, gerando reclamação do russo: "O que muda? A decisão é minha, você tem que me desafiar de qualquer maneira". A reclamação não teve efeito e o russo precisou salvar dois breakpoints para e manter no jogo e administrar.
Na terceira etapa, o russo seguiu sua tática de devoluções angulas e empurrando o espanhol da linha de base, o forçando a trabalhar mais com o forehand. Desta forma, chegou à quebra no 1º game, salvou dois breakpoints na sequência e abriu 5/1, após quebra no 5º game e administrou.
Esta foi a 8ª vitória de Rublev diante de um tenista do top 3 em 17 duelos. Esta é ainda a segunda vitória do ano do russo diante de um tenista do top 10 em três duelos.
Garantido na semifinal, Rublev aguarda pelo vencedor do duelo entre o argentino Francisco Cerundolo o norte-americano Taylor Fritz.