X

Mídia internacional se rende a João Fonseca em Bucareste

Sábado, 20 de abril 2024 às 11:51:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

A jovem joia brasileira João Fonseca segue seu caminho de construção de uma carreira no circuito profissional e tem arrebatado fãs em todo o mundo, com um 'carisma tímido e forehand potente', como classificou a transmissão da TennisTV nesta semana.



Entre em nosso Canal no Whatsapp

Para além do público, João Fonseca tem conquistado também a mídia especializada em tênis e sua participação no Challenger de Madri, na Espanha, na semana passada e no ATP 250 de Bucareste, na Romênia, esta semana.

De acordo com o narrador brasileiro dos canais Sportv, Ricardo Bernardes, a transmissão internacional apontou que Fonseca tem tido o mesmo impacto que o alemão Alexander Zverev e o espanhol Carlos Alcaraz tiveram no circuito com a mesma idade, 17 anos.

Zverev surgiu no circuito profissional numa situação semelhante a que Fonseca passou no Rio Open, com convite para o ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha, em 2017 e caiu na semifinal para o já veterano espanhol David Ferrer. Alcaraz, por sua vez, surgiu para o circuito nas quadras do Rio Open, aos 16 anos, vencendo o veterano compatriota Albert Ramos. Nos dois casos, os tenistas conquistaram muitos fãs.

O mesmo aconteceu com Fonseca esta semana que venceu o prêmio de 'o mais popular' em Bucareste.

Durante sua participação em Madri, Fonseca foi um dos tenistas procurados pela mídia local que buscavam uma exclusiva com o jovem, que conversou com o experiente Fernando Murciego para o popular Punto de Break. A conversa com o site espanhol rendeu réplicas das falas do brasileiro em veículos internacionais não apenas em espanhol.

Porém, não é apenas a chegada ao saibro europeu que dá popularidade a João Fonseca. A mídia italiana por meio do tradicional UbiTennis já dá destaque ao carioca desde que renunciou ao tênis universitário a dois meses, em um comunicado à mídia brasileira. Já o canal italiano dedicado ao tênis Super Tennis, apresenta Fonseca a seu público durante as transmissões como "O jovem Sinner brasileiro".

Durante a transmissão das oitavas de final de Fonseca e o moldávio Radu Albot pela chave em Bucareste, a ex-tenista e comentarista do Tennis Channel, dos Estados Unidos, Chanda Rubin destacou a popularidade e segurança do jogo do brasileiro: "As pessoas querem o comparar com Kuerten, são brasileiros e carismáticos, mas são diferentes em quadra e em carisma". De acordo com a ex-tenista Fonseca 'tem um olhar inocente', mas apresenta boa inteligência em quadra e jogadas bonitas, 'o que faz com que as pessoas gostem dele'.
A ida às quartas em Bucareste foi algo exaltado pelo jornalista espanhol Jose Morón: "Para um garoto de 17 anos que não disputou nem 10 partidas no nível profissional, chegar às duas quartas de final no nível ATP é um projeto muito brilhante."

João Fonseca também recebeu elogios de especialistas  em tênis na mídia de Portugal. Convidado pela organização do ATP de Estoril, Fonseca foi apontado na transmissão local como um "potente talento brasileiro". A imprensa portuguesa também buscou acompanhar o trabalho fora de quadra do jovem e o destacou por seu foco.
O comentarista português José Morgado do canal SporTV classificou João Fonseca como "Uma estrela".

teninews.com.br
br.jooble.org