A polonesa Iga Swiatek, númeo 1 do mundo, concedeu uma longa entevista ao site Tennis Connected em que falou muito sobre seus motivadores de seguir competindo, após ter gandes conquistas da carreira muito jovem. Swiatek recordou que o tênis é um 'esporte de perdedores'.
A polonesa foi questionada sobre como foi vencer o maior título da carreira, seu primeiro Roland Garros aos 19 anos, e pontuou que de em certa medida, apesar de difícil, é motivador.
"De certa forma, vencer um torneio tão grande em uma idade tão jovem torna mais difícil vencer novamente devido à pressão e expectativa adicionais dos outros, da sociedade, mas também de mim. A maioria dos jogadores tem como único objetivo vencer um grande torneio como um Grand Slam. Consegui isso no início da minha carreira, o que só me deixou ainda mais ansioso para vencer mais. Esse sentimento é algo que tento lidar e usar como motivação", declarou ela que ao longo da entrevista destaca necessidades de melhoria de seu saque e também aspectos mentais, como outras melhorias em golpes que já faz bem.
Swiatek foi questionada sobre como foi ser a primeia polonesa a vencer um torneio do Grand Slam em simples em 2020 e o quanto esse tipo de feito lhe inspira.
"Em primeiro lugar, sou movida pela busca da excelência e pelo entretenimento do público. Gosto de jogar bem e com agressividade mas também mostrar alguma sofisticação ao nível de ralis mais complexos ou golpes difíceis. Vencer é importante, mas o tênis é um esporte de perdedores. Em uma partida, há apenas um vencedor e todos os outros perdem. Quero ser uma jogadora consistente e ter uma carreira longa e saudável, por isso, mesmo que seja movida pela vitória, tento sempre encontrar prazer no processo, no trabalho diário e na derrota, porque isso faz parte do trabalho", confessou.
Ao ser questionada sobre como é ser inspiração para as novas gerações, a polonesa disse que esse é um de seus grandes objetivos e já tem encontrado resultados: "Vejo o meu impacto na Polônia em termos de tornar o tênis cada vez mais popular, mas ainda há muito trabalho a fazer. Agora, quando estou focada na minha carreira, tento usar minhas redes sociais para postar sobre tênis, esportes em geral ou estilo de vida saudável. Há muitos comentários de meus fãs de que esse tipo de conteúdo é útil e inspirador para eles. Eu definitivamente continuarei isso".