Beatriz Haddad Maia alcançou, nesta segunda-feira, sua quinta quartas de final na temporada ao atingir esta fase no WTA 1000 de Roma, na Itália, evento com premiação de 3,5 milhões de euros.
No piso de saibro é a segunda vez que isto acontece em três torneios disputados. A brasileira parou diante da tunisiana Ons Jabeur no WTA 500 de Stuttgart, na Alemanha.
As três demais foram no piso duro dos WTA 500 de Doha, no Qatar, e WTA 500 de Adelaide, na Austrália. Em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, foi até a semifinal, a única no ano até aqui.
A brasileira entrará como a melhor ranqueada e no papel certo favoritismo para encarar a ucraniana Anhelina Kalinina, 47ª colocada e cabeça de chave 30, em jogo que acontece nesta terça-feira, às 14h de Brasília, na quadra central do Foro Itálico.
Só que Bia terá que livrar de um carma. Perdeu os três jogos para a rival até aqui. Dois deles em torneios menores, em 2014, e outro ano passado em três sets no piso duro e Miami, um WTA 1000, pouco antes da brasileira desabrochar com seu melhor tênis a partir de junho.
Kalinina só fez uma quartas de final no ano e jogará a segunda. Ela perdeu nesta fase logo em janeiro no WTA 250 de Hobart, na Austrália.
Kalinina tem as quartas de Madri no ano passado como melhor resultado em um WTA 1000 enquanto que bia foi finalista em Toronto, no Canadá, em 2022.